LUIZ GERALDO MAZZA
A desparanização
Há muito o Paraná é leigo em planejamento, razão pela qual se torna difícil discutir uma estratégia na globalização de preservar, o que for possível, os interesses regionais e os brasileiros, naturalmente. Ontem o jornal Valor Econômico anunciou um suposto cerco que multinacionais teriam deflagrado para comprar a empresa Leão Júnior, dona de quase 50% do mercado de chás.
Felizmente a notícia foi desmentida, mas serviu para lembrar que o processo de desnacionalização levou aqui no Paraná, além do Bamerindus, terceiro grupo financeiro do país, a Refripar, dos Prosdócimo, absorvida pela Electrolux e o Mercadorama, rede de supermercados, primeiro assumida pelo Sonae, em seguida pela Wal Mart.
Segundo os informes, além da Kraft, Danone e Coca Cola, o segundo grupo mundial em chá, a Tata Tea, da Índia, teria tal interesse. Temos, por acaso, quer no governo, quer no campo corporativo (Fiep, Fecomércio etc), alguma reflexão sobre o tema? Parece que não, embora o governo estadual se mostre firme na defesa das suas estatais.
Craca
Apenas 14 dos 54 pontos da praia, diz o IAP, estavam balneáveis. Cloaca.
Fazenda
Ontem parte, minoritária, insignificante, de Fazenda Rio Grande estava festiva com a eleição do seu prefeito Antoninho para presidente da Assomec, que congrega prefeitos metropolitanos. A esmagadora maioria chorava a morte do motorista e se irritava com o fato de o seu burgomestre negar que houvesse violência demais na região. Aliás, a cidade ganhou fama com o caso das cestas básicas em cima da campanha eleitoral, justificado até judicialmente.
Sossego
Surto de hepatite A atingiu Vila Sossego,
área de ocupação irregular na periferia de Araucária: a insalubridade e a falta de saneamento o
justificam.
Folclore
Informação de cocheira é a que se obtém não apenas do jóquei e do tratador, mas, sobretudo, do cavalo.
Reposição
Seria bom se a reposição da classe política se desse como a do futebol, conforme se viu na Copinha São Paulo. Mas se as divisões de base estiverem no movimento estudantil iremos mal. Basta dizer que a Une é tão democrática que se aferra à eleição indireta e lá o PCdoB que ficou de segunda época na cláusula de barreira é hegemônico. Descompromisso absoluto com a realidade. Como a exaltação da Albânia, hoje lembrada com sentimento de vergonha.





