LUIZ GERALDO MAZZA
Para a história
Hoje o Paraná, como província autônoma, faz 153 anos. Se em 1903 houve sentido na celebração dos cinquenta anos com a unidade tendo visão de futuro, o que já ocorria com o conselheiro Zacarias, e em 1953, quando chegamos ao centenário, ter havido a maior pregação em torno da nossa unidade feita de diversidade como em nenhum outro lugar, talvez São Paulo e Curitiba ter se consolidado como centro político administrativo é de reconhecer-se que já no sesquicentenário houve colheita de alguns feitos e ausência de utopia.
Estamos carentes de uma idéia-força para levantar nosso voluntarismo. E o tri-governador deve avaliar o tema e dar a resposta. Nosso horizonte zerado.
Goebbels
Requião cita Goebbels para criticar os adversários em torno da mentira repetida e que se transmuda em verdade. Mas se ele já se parece com o homem do IIIº Reich há uma frase do Joseph que também se ajusta como pedagogia: ''um homem perigoso é aquele que acredita no que diz''. Servia para Hitler mas também para os assemelhados.
Justiça
O Brasil será um país politicamente maduro quando os seus parlamentares descobrirem que só é mais fácil dobrar os salários do que o eleitor quando esse nasce para escravo ou vassalo e não tem outro caminho, daí não merecer permanecer vivo.
Congresso
Depois dessa do aumento dos subsídios de parlamentares dá para concluir que aquelas xícaras invertidas do Oscar Niemeyer em Brasília são esteticamente uma alegoria de um aterro sanitário. Uma tampa a outra. Nós tapamos o nariz.
Latinidade
Parece que não temos saída entre América Latrina e América Ladina, esta um pouco melhor, visivelmente.
Folclore
Uma das coisas mais criativas da gestão Beto Richa foi dar nomes aos três leõezinhos nascidos em cativeiro no Jardim Zoológico. Só faltou colocar ao fundo aquela música do Caetano Veloso numa fase rósea ''gosto muito de você, leãozinho// caminhando sob o sol.''
Humor
Se Lula conhecesse o repertório de Jaime Lerner teria usado uma de suas frases clássicas para referir-se aos que o criticaram por causa daquele devaneio em torno da idade e de estar à direita ou à esquerda: ''O saque do comunista com dor de dente seria bom.'' Convém lembrar que direitista com dor de dente ou titilações nas hemorróidas também transborda.
Abc de fora
Senac, alegando falta de recursos, suspendeu o curso de alfabetização, que vinha mantendo há anos, e que atendia carrinheiros, diaristas, gente do povo. Austeridade também tem prioridade e reduzir o oba oba já daria recursos para manter as três alfabetizadoras.





