LUIZ GERALDO MAZZA
Sandálias em profusão
Depois do que houve no primeiro turno convém usar de uma vez as sandálias da humildade. Mas político gosta de exibir-se na soberba e pelo jeito nenhum dos lados abdica dessa postura. Assim, os que pensavam que montar uma fábrica de sandálias franciscanas seria melhor do que petróleo como negócio se enganaram redondamente.
O governo apresenta o apoio do Mello Viana, do Partido Verde (0,5% de votos), como um feito quando os vereadores da agremiação na Capital estão com Osmar Dias. Uma balança desequilibrada. O jeito é acreditar no potencial de Requião que sempre cresceu na adversidade, mesmo quando perdeu.
No primeiro turno a iniciativa de criar fatos políticos era toda da situação e não é possível que não restabeleça esse potencial.
Mídia
Um ''brazilianist'', Germán Lodola, que faz PHD na Universidade de Pitsburg, andou por Curitiba procedendo estudos sobre as relações mídia-governo para sua conclusão de curso. Que temos, afinal, que outros não têm, que somos tão específicos em tema que parece genérico?
Tipologia
A ambivalência é inseparável da ciclotimia como as asas no anjo.
Surpresa
O comitê situacionista deve estar preparando surpresa a partir de hoje, pois ontem muitas esquinas da Capital estavam tomadas só pela oposição.
Troco
André Vargas, chamado pelos requianistas de ''gordinho sinistro'' (apelido do Augusto Frederico Schmidt, poeta e homem de JK), está dando o troco a Requião: exige dele o apoio formal a Lula para contar com o PT. Diverte-se na cobrança.
Olho no Ibope
Quando Lula era um tsunâmi de esperança, o governador do Paraná surfou na onda; agora que ele mais parece um aluvião de lama convém ter cautela e a primeira observação deve ser sobre os números do DataFolha. Detalhe: agora Requião é muito mais forte do que Lula no Paraná e pode retribuir a gentileza da eleição passada.
Folclore
Foi sugerido que em lugar dos programas eleitorais tivéssemos debates entre os dois candidatos. Isso me faz lembrar uma palestra que fiz em 1985 no Solar do Barão e depois de falar por mais de uma hora e seguida de debates por mais meia hora um neto meu, que dormia no colo da avó, acordou (ele ''apagou'' quando o papo se iniciara) e deu o sinal em voz alta ''agora chega, vô!'' E com seu grito imperial, e as risadas que se seguiram, fim de papo.
Um caso de corte epistemológico. Que pode se repetir com os debates.
PCC forte
O Paraná é o braço direito do Primeiro Comando da Capital de São Paulo. Mais do que um caso de vasos comunicantes. Autoridades daqui o negavam, apesar de todas as evidências. O informe é do Ministério Público paulista.
Se isso permear a campanha eleitoral é tão legítimo quanto a contestação da estatística da violência por parte da Secretaria de Segurança.





