LUIZ GERALDO MAZZA
Amostragem nervosa
A pesquisa Ibope, de Ponta Grossa, que mostra empate técnico entre Requião e Osmar Dias (35 a 33), revelou extrema confusão da parte do governo, que primeiro divulgou o resultado e depois contestou a publicação sob o fundamento de que não estava autorizada pelo TRE. Essa matéria foi examinada dia 31 e mereceu restrições em vários itens da amostragem, acatando apenas seis deles.
Como universo urbano, Ponta Grossa tem expressão (quarto colégio eleitoral, centro cultural e pólo agroindustrial), mas está longe de constituir-se em amostragem abrangente. De qualquer forma assinala o óbvio: o governo não está com a bola toda que alega e Osmar precisa de força no interior porque terá dificuldades na Grande Curitiba. Rubens Bueno (8%) e Flávio Arns (3%) precisam melhorar muito no palanque eletrônico e no corpo a corpo.
PMs
Oficiais da PM têm se reunido para defender o reajuste do soldo e alegam não haver impedimento legal para que o governador pague atrasados desde 2003.
Veto
A questão dos vetos de Requião deve acabar no Judiciário. Aliás, é para lá mesmo que o caso vai, ainda mais se o Legislativo derrubá-los, o que feriria prerrogativa exclusiva do Executivo quanto ao aumento de pessoal no caso dos professores e servidores da educação.
Sutileza
Depois de quase meio século, a Prefeitura de Curitiba resolve licitar o sistema de transporte coletivo e o faz em cima de uma eleição. Ora todos sabem que uma das acusações feitas ao cartel era a de que ajudava vereadores e a mais forte delas foi de Requião quando exibiu na TV Educativa a visita de políticos e empresários ao sindicato empresarial. Dizem, exagerados, que a romaria era quase do porte das existentes, às quartas-feiras, na igreja do Perpétuo Socorro no Alto da Glória.
Pauta
O TRE deveria receber o parecer do Ministério Público, ontem, sobre o caso da coligação PMDB-PSDB. Uma das urgências foi a de fixar os horários dos partidos no palanque eletrônico. Ocorre que enquanto não se definir se a coligação vale ou não a partilha fica prejudicada. Duas hipóteses foram consideradas, mas prevalece em princípio a coligação que afinal foi registrada.
Folclore
Uma das observações mais frequentes sobre a pesquisa do Ibope Ponta Grossa foi em cima do número do processo 15.666. O 666 é lembrado como a referência da Besta do Apocalipse. E pode ter soado assim para uns e outros.
O retorno
Apesar de ter saído do governo quando ainda mantinha batalha judicial com o sogro, Paulo Pimentel, Luis Mussi retornou à administração. Daquele suposto atrito que teria havido com o secretário de Comunicação e que resultou na demissão do comunicador Ogiê Buck, que o denunciou, ninguém fala mais. Aliás a amnésia é uma constante em nossos hábitos políticos. Conivente e conveniente.





