LUIZ GERALDO MAZZA
Tudo dominado
Como na linguagem ''funk'' se dizia, e há muito tempo, que na política do Paraná estava ''tudo dominado'' para Requião. Com a vinda de Lula se sugeria que também aí tudo se daria como estava programado também no PSDB. Não era bem assim: a representação parlamentar do partido, que tende a diminuir, de forma até considerável, depende da candidatura própria nas majoritárias tanto para o governo como Senado como elemento agregador e puxador de voto.
Percebe-se que Requião especialmente pretende polarização antecipada para jogar com a hipótese de decisão em primeiro turno, o que dificilmente se dará, por causa das taxas de rejeição e que tornaria dramático o segundo turno. Foi com os olhos nesse balanço que é possível mais candidatos do que o esperado.
Decisão
Hoje é o dia ''d'' de Osmar Dias: vai provar que não é ''boi de botas'' ou um touro Ferdinando. É a pedagogia do exagero contra a do suspense.
Piranha
Já o Rossoni, que esteve no Canguiri, papeando com Requião, disse que em colóquio (seria apropriado solilóquio) com seu travesseiro, concluiu que deve seguir incondicionalmente Beto Richa. Quer dizer: se for ao brejo, ele vai atrás. O Beto não percebeu que é o maior eleitor do PSDB e se deixa conduzir por falsos devotos sem votos. Querem se salvar usando o PSDB como uma espécie de boi de piranha.
Radares
Ministério Público examina, em seu Conselho Superior, se arquiva ou não a representação sobre os radares e a relação da Prefeitura/Consilux. Essa é mais uma das clientelas que gravita em torno do poder municipal e há muito tempo. Limo demais nessas relações pactuais para serem removidas.
Há quem entenda que se trata de delegação de poder de polícia, o que na verdade não ocorre, mas sem a necessidade de examinar a limpidez do contrato.
O governador era contra e considerava peça da indústria de multas. Hoje já não pensa o mesmo e nem o PMDB, que teve presos pela causa, se manifesta.
Folclore
Anteontem a escolinha foi do Lula: meio constrangido com o discurso nacionaleiro de Requião de que a Petrobras deveria recuperar as ações que colocou em Bolsa, Lula fez a gracinha da soja transgênica e depois ofereceu ao governador um recipiente com o biocombustível, o que deu margem a risos do público lembrando do episódio anterior das mamonas degustadas. Só faltou alguém, parodiando o anúncio da cervejaria, dar o grito ''ex-pe-ri-men-ta'' para formar o coral.
Quórum
Ordem do governo é mandamento e o plenário foi esvaziado para não votar projeto de interesse dos professores. Estes cometeram erro imperdoável: não souberam manter a massa mobilizada, depois da marcha até Curitiba. Absurdo que apenas 200 professores tenham permanecido nas galerias na primeira votação.
Turismo
Impressionante, no movimento turístico de Curitiba, o percentual dos que se hospedam em casas de parentes e amigos que chega a 42.1% pouco acima dos 43.6% que se dirigem a hotéis. Os números são de 2003, mas explicam, em parte, porque detemos baixa taxa de ocupação da hotelaria pouco superior a 40% e também a frustração nos investimentos em apart-hotéis.
Gasto diário médio do brasileiro é US$ 60,8 e US$ 97,9 do estrangeiro.





