Ao debate

Quando o governo estadual fixou o valor do mínimo regional só se enxergou o lado positivo da proposta, já que pela primeira vez o fazia. Como estamos num ano político e o valor (R$ 437) estava bem acima do vigente para cariocas e gaúchos, ninguém refletiu sobre a possibilidade de como remédio ter efeitos secundários mais eloquentes e desastrosos do que benefícios.
De saída, a CUT, que é uma central dominante em sindicatos de servidores públicos, passou logicamente a defender sua extensão aos funcionários estaduais que estão para receber aumento e a oposição, que não dorme de touca, entrou nessa também. Daí a importância da reação do presidente da Associação Comercial do Paraná, Claudio Slaviero, mostrando o impacto devastador que isso poderia ter na quebra de empresas e aprofundando o exercício da informalidade.
Pode ser até que esteja exagerando e isso vale como pedagogia quando o poder central edita suas decisões sem avaliações e consultas aos empresários.

Nepetismo

Nepetismo é o nepotismo do PT. O de Requião é nepotismo esclarecido. Aí não se trata do QI (quem indica), mas de QI como quociente de inteligência.

Janene

Segundo o médico Paulo Brofman, Janene está dodói e não deve depor. Mas a turma da praia, que via o deputado todo dia no calçadão de Caiobá, acha que a saúde dele é pra lá de razoável. Uma espécie de desejo de linchamento anima, o que não é racional, a maior parte da população, daí o patrulheirismo.

Mínimo

O mínimo regional de R$ 437 vai afetar alguns setores informais e que suprem atividades como a da construção civil. Segundo cálculos de técnicos abrangerá mais de 300 mil trabalhadores, entre eles os domésticos. Parece um édito real e pronto. Pelo jeito o rei João Sem-Terra, o da primeira Carta Magna de 1215, Inglaterra, ainda não nasceu.


Naturismo

Andréa Baia, 25 anos, evangélica, casada, é a presidente da Associação de Naturistas do Paraná. Vai enfrentar resistências à idéia da praia nudista no litoral norte, a começar dos ilhéus. Obstinada, tem argumentos religiosos para mostrar essa inserção do homem com a natureza e que o aproximaria de Deus.


Folclore

O presidente do Sindilitoral, Chicarelli, sugeriu que os políticos ficassem nus também numa praia e gostaria de ver o comportamento dos puxa-sacos. Se forem inibidos, como alguns se mostram diante do risco de uma advertência do chefe, resultaria em nada. Da mesma forma que nudismo é anti-erótico e, acima de tudo, brochante. Ao contrário do que pensam os que tem sacanagem na cuca.


Barulho

A audiência da TV Educativa é tão baixa, que não justifica a importância que alguns lhe atribuem. O que não anula a procedência dos argumentos contra o culto à personalidade nela exercido em aberta contrariedade à lei.


Sanepar

O aumento de capital, por parte do governo, na Sanepar levará o grupo de acionistas privados a novas demandas judiciais. Um dos dois entra pelo cano, já que seria impossível que ocorresse com todos. Nenhum está seguro.

Culpa
Quem foi que materializou o informe de que havia um surto de aftosa: em primeiro lugar a Secretaria de Agricultura e em segundo a notícia oficial e que foi captada pela organização de controle de epizootias em Paris.

mockup