Vacas magras
Com as homenagens que são prestadas pelo centenário de Bento Munhoz da Rocha Neto (lançamento de livros e, na sequência, de um memorial) e justamente na Biblioteca Pública, o Paraná se curva diante de uma lição para todos os seus governos: a importância de administrar para o futuro com a noção de escala devida. Aí estão as obras do Centenário de 1953 e, passados mais de meio século, elas se ajustam perfeitamente ao nosso tempo e isso numa região em que, como dizia Munhoz da Rocha, as estatísticas nasciam desatualizadas.
Face ao desmanche havido recentemente é extremamente difícil imaginar obras de porte como as que vieram depois do período neysta e parte das quais algumas já no ciclo dos governos do PMDB, de Richa em diante. Estamos rigorosamente num período de vacas magras e, ainda por cima, sob ameaça de aftosa.

Insegurança
Grande parte dos computadores da polícia está no estaleiro. Como se não bastasse muitas impressoras não funcionam. O crime continua mais ágil. Placar do jogo: a violência está na série A, a polícia na B.

Polivalente
Giovani Gionédis, presidente reeleito do Coritiba, é um polivalente: além do seu escritório de advocacia, um dos maiores do Paraná, é um dos empresários que explora águas minerais da região do ''karst'' em Almirante Tamandaré.

Rádio-escola
A mais apta emissora a operar como escola, até porque ligada à Universidade Católica, seria a Rádio Clube Paranaense que no momento desmobiliza de forma radical o seu ''broadcasting'', suprimindo mesmo o programa esportivo. Em termos de equipamento, tanto para rádio como tv, a Unicemp bate todos cursos de comunicação social.

Lítero-musical
A ''escolinha'' ontem começou bravia com ferroadas nas concessionárias do pedágio e no Banco Itaú, mas o tom dominante foi ameno com apresentações de canto e dança a cargo do movimento FERA.

Vamos recorrer
Invariavelmente, quando perde (e isso ocorre com frequência) suas demandas o governo tem uma explicação monocórdia: ''vamos recorrer''. Ontem o secretário de Agricultura, e que acumula funções de vice, Orlando Pessuti, disse que o fará se o Ministério da Agricultura confirmar a febre aftosa no Paraná.

Folclore
No governo anterior, Requião foi à área de Comunicação Social e começou a contar a peripécia incrível da busca de um azeite grego: o itinerário envolvia vários países, viagens de trem, navio e avião. Até que a jornalista Dalvinha Gabski interrompeu delicadamente o governador para revelar que ela comprava aquele azeite no Mercado Municipal. ''Que tem de tudo!'' acrescentou.

Em campanha
A diretora da Binacional de Itaipu, Gleisi Hofmann confirmou que deve disputar uma vaga no Senado se o PT a convocar. Doutora Clair pretende encará-la como representante de facção mais à esquerda. O que será que isso significa depois da queda dos chefões e supostos guerrilheiros?

Sintonia
O Paraná, com a decisão de transferir as contas do Itaú para os chamados bancos públicos, corria o risco de perder arrecadação porque foi rompida uma rotina subordinada a um programa. Bancos públicos calculam um prazo de seis meses para essa readequação e o fazem sem muita convicção. Engessados demais para quando se exige flexibilidade.

mockup