LUIZ GERALDO MAZZA
Excesso e falta
Temos dois exemplos extremos na política paranaense do excesso e da ausência de comando. Servia como paradigma de Requião diante de Lerner e também se aplica a uma comparação com o prefeito Beto Richa. O autoritarismo de um oposto à leniência do outro é algo que caberia na fixação de parâmetros compartamentais. Enquanto o centralismo de um assegura disciplina férrea, a desídia do outro facilita o tumulto permanente da autofagia regougada ou de forma aberta praticada nos gabinetes.
Já houve conspiração, visível na derrubada do MacDonald, contra quem se alegava a existência de superpoderes e no momento há alvos em setores os mais variados. Fermentação de fofocas e especulações se dão com naturalidade e uma espécie de circuito de áulicos tenta isolar o prefeito.
Alega-se que há elementos no secretariado que continuam fiéis a Lerner e Taniguchi e representariam os intentos desses personagens de grêmios diversos, o que gera uma atmosfera constrangedora. Percebe-se que o prefeito é conduzido em muitas dessas manobras como as que tentam jogar responsabilidades da atual gestão para a anterior no caso da manutenção de alguns ''ícones'' da praça (Ópera de Arame, Jardim Botânico) ou as que o mostram indeciso em relação a questões maiores como a da batalha com as empresas de transportes coletivos.
Amarrado na perplexidade, até em função da heterogeneidade de origem dos que aparentam apoiá-lo, o prefeito corre o risco, a continuar assim, de encerrar precipitadamente uma carreira que teria tudo ao menos para diferenciar-se, politica e administrativamente, das frágeis alternativas que temos.
Maquiavel
A propósito Maquiavel doutrinava: mais vale ser temido do que amado. Há quem opte pelo caminho oposto: o da generosidade de mais ser amado que temido.
Burko
Há quem ache Vitor Hugo Burko, ex-prefeito de Guarapuava, um homem do burgo. Mas é com a experiência do burgo e das reflexões doutrinárias em torno de medidas que adotou que pretende sair candidato ao governo pelo PL.
Além do ninho
O governador anunciou ontem na escolinha que vai convocar metalúrgicos e as montadoras para discutirem como vão suas relações de trabalho que Requião chamou de inaceitáveis. Enquanto se preocupava com o mundo externo, várias repartições, há muito tempo sem reajuste, faziam uma greve. Quanto às montadoras dificilmente aceitariam esse tipo de instância demagógica para avaliar a sua ação. O presidente brasileiro da Renault disse, quando aqui esteve, que aquele complexo opera com mais de 90% de ociosidade.
Caixa 2
A empresa de marketing de Hiran Pessoa de Melo nega a existência de denúncia de Caixa 2, mas reafirma que pediu busca e apreensão de materiais para defender direitos autorais diante do notório plágio que não se limitou ao segundo turno da campanha de Beto Richa, mas transbordou para as promoções atuais. A Planeta Político alega nada ter recebido e jamais ter autorizado o uso das suas criações. Por isso quer ver a contabilidade enviada ao TRE.
Folclore
Primeiro Requião disse que no acidente de avião, em que estava Pessuti, foi preciso fazer uma lavagem em regra no aparelho. Depois, quando o vice anunciou um jantar para comemorar o programa do leite, Requião ameaçou denunciá-lo ao Ouvidor por abuso. Como se tratam assim certamente se merecem.





