Saída venezuelana?
A crise brasileira está levando observadores à paranóia, embora esse estado de espírito seja adequado ao momento. Esse reencontro de Lula com as suas origens sindicais foi interpretado, por vários analistas, como sinalização de uma estratégia chavista, venezuelana.
Ora, a crise da Venezuela, a despeito dos enfrentamentos de rua, seguiu, de forma rigorosa, os trâmites constitucionais, inclusive na adoção do referendo que a oposição considerava ganho e, ao perdê-lo, saiu pela tangente de que a votação tinha sido fraudada. No Brasil, a maioria aposta nos remédios comuns e não excepcionais e na observância dos rituais democráticos até para evitar a idéia, cultivada por setores do lulismo, de golpe das elites. Essas mesmo que são as beneficiárias do modelo e que se postam como as maiores interessadas na manutenção do ''status quo''.
Há setores do PT, principalmente aqueles que combatem o modelo econômico, tanto no sindicalismo como no movimento social, MST entre eles, que tentam fazer uma ''barragem'' nessa direção com o sentido de reafirmar posição, sem quebra da normalidade, pelo menos até aqui.
Em meio a tudo isso, aparece um manifesto dos clubes das Forças Armadas alertando para o risco da quebra do ordenamento institucional, lembrando o descaso do governo federal relativamente ao reajuste de vencimentos (23%) dos militares que estaria levando muitos ao desespero. Como a questão é também urgente não há motivo para esquecê-la e muito menos para aquecê-la.

Imobilismo
A despeito da apreciável experiência ao longo dos anos, uma delas de impacto em várias regiões do Paraná com as enchentes de 1983, a impressão que dá é que o sistema de Defesa Civil está longe de dar respostas rápidas em acidentes naturais como o do granizo que devastou no fim de semana áreas metropolitanas e do litoral. Desolador o cenário de Guaratuba e das pessoas que não sabiam a quem apelar até pela falta de telhas e mesmo de lona para improvisar cobertura contra o flagelo.

Atração
O destaque de hoje, nacional, é o depoimento da mulher de Marcos Valério à CPI, Renilda Maria. Fez-se um esforço enorme para evitar o testemunho sem resultado. Se ela se sair bem é Renhida, se sair-se mal, Rendida.

Gastos
Conforme dados do Sistema Integrado de Acompanhamento Financeiro, SIAF, da Secretaria da Fazenda a Assembléia Legislativa teria extrapolado em 0,22% o percentual de 5% da Lei de Diretrizes Orçamentárias, a parte que lhe cabia no ''bolo'' da Lei de Meios. Passou de raspão, o Tribunal de Contas tolerou, mas os números destoam dos apregoados pela Comissão Executiva.

Açodamento
O pessimismo está de fato a tomar conta do País. Muita gente que antes abominou a frase da Regina Duarte (aquele papo sobre medo em relação a Lula) agora acha que ela foi profética.

Folclore
Tentando mediar as broncas entre o jornalista Cândido Gomes Chagas e o arquiteto Jaime Lerner, Ney Braga estava convencendo as duas partes quando o Candinho fez uma exigência fora de agenda: que o prefeito fosse visitá-lo na redação da ''Paraná em Páginas'' como uma espécie de pedido de desculpas. Aí o armistício foi rompido e assim permanece até hoje.

mockup