Paraná no mapa
Fala-se que Curitiba é, no entender dos marqueteiros, o pólo de lançamentos, sejam eles de caráter urbanístico, mercadológico, artístico e, de forma bem mais abrangente, os comportamentais. Figuras importantes e nacionais do PFL, como César Maia, prefeito do Rio, e o senador Jorge Bornhausen, vieram para receber homenagens da Câmara Municipal e também para testemunhar a assinatura da ficha do empresário Joel Malucelli. É parte de um ritual de oposição com o senador Osmar Dias que esteve presente ao acontecimento juntamente com Beto Richa, prefeito da Capital.
Não só o PFL dá sinal de vida, mas também a oposição que vê em Osmar a via mais curta para o retorno ao poder. Isso tudo é importante, mas é inegável que Requião mantém as iniciativas políticas, como se viu no seu encontro, semana passada, com o ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, com quem andava atritado. Mais um passo na possível aliança por reeleição, dele e de Lula.
Isso não obscurece a ação do PSDB, do PDT e PFL, porém quase a neutraliza.

Preconceito
Depois das cotas na universidade e do alarido ''justiceiro'' havido no caso do ponta-de-lança Grafite (o apelido já é referência à cor) vivemos um tempo de cobranças, por vezes exageradas, em torno de preconceitos. De repente, expurgam da lírica popular até Ari Barroso com aquele ''como a cor não pega mulata// mulata, quero o teu amor''. Ou ainda a singela cantiga de roda ''Da laranja quero um gomo// do limão quero um pedaço// da morena quero um beijo// da mulata um abraço''. Uma das mais piramidais chatices do mundo é a do politicamente correto.
A permeabilidade nacional, até nas caricaturas, é que gera solidariedade.

Diminutivos
O momento é de lembrar diminutivos que cercam a vida de Requião, um deles o do Teixeirinha, líder sem-terra, morto no seu primeiro governo, em operação de que participava o hoje tenente-coronel Valdir Copetti Neves e agora também o de Ferreirinha, criação feita para ganhar a eleição do Martinez. Curioso é que ontem eram enormes os esforços para garantir Flávio Martinez no secretariado.

Dupla
Capa da revista ''Idéias'' de abril: Requião e Lula em primeiríssimo plano e o texto-chamada ''Esta dupla repete a dose?''

Águia
Governador acabou com o ''Grupo Águia'' da Polícia Militar, um dos melhores núcleos de elite na área da ''inteligência'', bastante contestado, porém, por setores da Polícia Civil e que se acentuaram com a prisão de Copetti Neves.

Folclore
Quando o PTB cogitou de aliança com o PPS, Requião disse que era o encontro do tenentista Luis Carlos Prestes com o Ferreirinha. Mais adiante chamou de ''quatrilho'' a coligação entre Alvaro, Janene, Toni Garcia e Martinez. A política é assim: dinâmica, ciclotímica e ofensas como elogios passados são como bula de remédio, conforme Caco Lacerda, e têm prazo de validade.

Safra de sangue
Nesse quadrimestre o tráfico executou 60 pessoas de 14 a 22 anos na Grande Curitiba. Colombo é mais violenta do que São José dos Pinhais: 38 homicídios contra 20, dez em Piraquara, quatro em Fazenda Rio Grande.

Desmentido
Governo desmente a revista ''Capital'' que afirmou não estar a administração estadual repassando sua parte na ParanáPrevidência. Balanço recente esclarece.

mockup