A deputada federal Luísa Canziani (PSD) assumiu recentemente a presidência do PSD de Londrina. A parlamentar, que está em seu segundo mandato na Câmara dos Deputados, pretende fortalecer a sigla para as eleições municipais e reforça que o partido terá candidatura própria na disputa pela sucessão do prefeito Marcelo Belinati (PP).

A sua ida para o PSD ocorreu em novembro de 2021, após convite do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. A filiação contou com a presença de Kassab, do governador Ratinho Junior, de secretários e lideranças estaduais em um evento em Cambé. Na ocasião, seis prefeitos das regiões Norte e Noroeste do Estado migraram para a agremiação.

“Temos conversado muito com o governador Ratinho Junior, com os deputados estaduais e com as lideranças locais e temos um consenso: vamos lançar candidato próprio”, afirma Canziani, que tem vontade de disputar o pleito. “Sou pré-candidata oficialmente e estamos focadas em colocar meu nome na disputa e podermos apresentar nossos projetos para a cidade. Nosso partido está unido sob a liderança do governador Ratinho Junior e é hora de diálogo pelo melhor para os londrinenses.”

A deputada reconhece que o cenário político de Londrina é “complexo”, com vários personagens importantes. Dentro do seu partido, por exemplo, os deputados estaduais Tiago Amaral, Tercílio Turini e Cloara Pinheiro também são cotados.

Se por um lado a sigla deve concorrer pelo Executivo, por outro, busca maior protagonismo na CML (Câmara Municipal de Londrina). Hoje, tem apenas o vereador Eduardo Tominaga, líder do prefeito, que se filiou ao PSD após ser eleito. A meta é aumentar esse número.

“Não tivemos nenhum vereador eleito pelo PSD na eleição anterior e já estamos atuando para formar uma chapa forte com o objetivo de aumentar esse quadro. Estamos em conversas com alguns nomes que acreditamos que tenham o perfil do partido”, acrescenta. “Temos conversado muito com o presidente Gilberto Kassab, com o governador e membros do diretório estadual sobre ações que podemos tomar no sentido de fortalecer o PSD, até mesmo para aumentar o número de filiados.”

RELEVÂNCIA

A deputada ressalta que, no cenário nacional, o PSD “é um partido muito grande”, tendo 43 deputados e 15 senadores. “No Senado é a maior bancada; na Câmara somos a sexta maior”, pontuando que, no Paraná, a agremiação tem 201 prefeituras e 659 vereadores.

“Também temos a maior bancada na Assembleia Legislativa, com 16 deputados estaduais; são sete deputados federais. Temos mais de 36,8 mil filiados. Então, é natural que eu coloque um enorme foco aqui em Londrina para que acompanhe a amplitude nacional. Não tenho dúvida de que o partido ficará mais forte”, completa.