Entre os milhares de brasileiros presentes em Brasília (DF) neste domingo (1º), moradores de Londrina e de outras cidades do Norte do Paraná também decidiram pegar a estrada para assistir in loco a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em seu terceiro mandato como presidente da República.

A professora de Londrina Ana Carolina Consani foi de carro até a capital federal acompanhada do namorado, o também professor Anderson Montagner. Eles fizeram o percurso de mais de 1.100 quilômetros ao lado de um casal de amigos de Jacarezinho (Norte Pioneiro). “A viagem foi longa e cansativa. Hoje passamos 1h10 entre metrô e ônibus, ficamos em pé um tempão no sol, mas estamos felizes demais. O clima é de muita festa”, contou a educadora à reportagem, na tarde de domingo .

Por onde o grupo passou, conforme a londrinense, havia segurança reforçada, mas eles não presenciaram episódios de violência. “Helicópteros, viaturas, muitos policiais e outros agentes de segurança. Havia atiradores de elite nos prédios dos ministérios. Até agora não vi nem ouvi falar de nenhuma confusão”.

Ana Carolina Consani (direita), com a amiga Carolina Martoni: “A viagem foi longa e cansativa, mas estamos felizes demais”
Ana Carolina Consani (direita), com a amiga Carolina Martoni: “A viagem foi longa e cansativa, mas estamos felizes demais” | Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

'MUITA GENTE CHOROU'

Famílias também levaram seus crianças para o evento, segundo Consani. “Quando o carro [Rolls-Royce com Lula] passou, muita gente chorou. A sensação é de alívio, de finalmente voltar à normalidade. É como acordar de um pesadelo que durou quatro anos.”

LEIA TAMBÉM:

= Lula critica 'minoria violenta e antidemocrática', prega união e chora após receber a faixa

Além disso, a militância do Partidos dos Trabalhadores em Londrina se organizou para marcar presença na posse do petista. Integrante do diretório da legenda na cidade, César Hartmann fez parte de uma caravana composta por 51 pessoas de Londrina e região “Desde a destituição da [ex-presidente] Dilma Rousseff, a gente viveu um momento de ataque aos direitos dos trabalhadores. Nos últimos anos, o que a gente viu foi aumentar a desigualdade e a pobreza”, comentou.

Coordenadora estadual do MST no Paraná e moradora do Assentamento Eli Vive, Sandra Ferrer também embarcou em uma caravana a Brasília ao lado de outros integrantes do Movimento Sem Terra. Localizado no distrito de Lerroville, extremo da região sul de Londrina, o Eli Vive é um dos maiores assentamentos do Brasil.

De acordo com Ferrer, as 501 famílias da comunidade têm uma série de reivindicações que esperam ver atendidas pelo governo federal. “Que o Incra garanta nossas estradas, nossas moradias, [acesso à] água, os fomentos que não foram pagos, os créditos que precisamos para que o assentamento tenha ainda mais produção com qualidade”, listou a militante.

‘Que cesse esse clima de ódio’

O governo de Lula e do vice Geraldo Alckmin (PSB) já definiu o slogan que passará a acompanhar ações do governo federal. “União e Reconstrução” será o mote da nova administração federal ao longo dos próximos quatro anos.

Para o militante londrinese do PT, o novo chefe do Executivo tem entre suas tarefas primordiais ajudar a apaziguar o clima de violência política que tomou conta do Brasil. “O que a gente espera do presidente Lula, num primeiro momento, é que cesse esse clima de ódio, essa divisão entre ‘nós’ e ‘eles’. A gente quer se orgulhar de novo das nossas cores nacionais”, pediu César Hartmann.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.