Cerca de 8,8 mil eleitores de Londrina e 147 de Tamarana que não votaram nas três últimas eleições têm até esta segunda-feira (6) para regularizar a situação e não perder o documento.

O Fórum de Londrina abriu ao meio-dia com uma grande fila de interessados em regularizar a situação eleitoral. O cartório fica na rua Governador Parigot de Souza, 231, no Centro Cívico, e funciona até às 19h.

Segundo o chefe do Cartório Eleitoral de Londrina, William Garcia, corre o risco de perder o título de eleitor quem deixou de votar em três eleições seguidas e não pagou multa ou justificou a ausência. A Justiça Eleitoral considera cada turno eleitoral uma eleição - ou seja, encontra-se nesta situação quem deixou de comparecer às urnas no segundo turno em 2016 e nos dois turnos de 2018.

Ainda é possível economizar tempo solucionando pela internet.

Para regularizar, é preciso imprimir o boleto para pagamento de multa, que pode ser gerado neste link do site da Justiça Eleitoral. O pagamento, entretanto, só é aceito no Banco do Brasil e o comprovante pode ser enviado para o e-mail [email protected], informando número do título e nome completo do eleitor.

Quem não tem acesso a um computador com impressora, pode retirar a guia de recolhimento no Fórum Eleitoral – o comprovante de pagamento também pode ser apresentado no local.

Garcia avisa que o meio virtual só serve para regularizar títulos eleitorais por ausências nas três últimas eleições - se houver outra pendência, como suspensão ou cancelamento, é necessário procurar atendimento físico. É possível verificar a situação do documento no site da Justiça Eleitoral, clicando em “Serviços ao eleitor”, do lado direito da tela e, em seguida, em “Situação eleitoral”, informando nome ou o número do título.