A população de Londrina avalia positivamente a gestão da Prefeitura no combate à Covid-19, segundo aponta pesquisa do Instituto Multicultural, divulgada nesta quarta-feira (8). Foram feitas 625 entrevistas individuais por telefone, entre segunda-feira (6) e terça-feira (7), que apontam que 70% dos consultados consideram a administração do prefeito Marcelo Belinati (PP), na emergência provocada pelo coronavírus, boa ou ótima. Outros 21% avaliam como regular, enquanto 5% acham péssima, 3% ruim e 1% não soube opinar. A FOLHA procurou o prefeito para se pronunciar a respeito do resultado, mas ele preferiu não comentar. “O apoio ao prefeito traz um retorno positivo à figura do Marcelo Belinati, que está conduzindo de uma maneira satisfatória no entender da população”, afirmou o diretor estatístico da pesquisa, Edmilson Leite.

Já sobre a popularidade do decreto editado pelo governador Ratinho Junior (PSD), no último dia 1º, que estabeleceu o fechamento do comércio em Londrina e outras sete regiões, os cidadãos apontam que não apoiam em sua maioria. Os que acreditam que o governador agiu mal somam 57% dos entrevistados, enquanto 36% acreditam que a medida foi correta e 7% não foram capazes de opinar. O governo do Estado foi procurado e não quis comentar a pesquisa.

Imagem ilustrativa da imagem Londrinense avalia positivamente gestão Belinati na pandemia
| Foto: Folha Arte

De forma geral, a população local acredita que a situação da pandemia no País está piorando. Essa foi a resposta de 45% das pessoas ouvidas, enquanto 31% acredita que não está melhorando nem piorando. Os que acreditam que há uma melhora representam 21% dos ouvidos e 3% não souberam responder. “A comunidade londrinense, mais uma vez, reflete o que a maioria da população brasileira está sentindo. Há uma preocupação maior com o que está acontecendo no País e, de certa forma, existe uma tranquilidade maior com a situação em Londrina. Isso não deixando de lado as preocupações, os cuidados, mas sabendo que a condução na cidade está melhor que a média nacional”, analisou Leite.

A mesma pergunta foi feita em relação à cidade e 41% das pessoas acreditam que a doença está melhorando, outros 31% acreditam que permanece da mesma forma e 27% veem uma piora. Apenas 1% não sobre opinar.

ESTADO E PAÍS

A pesquisa ainda avaliou a opinião dos londrinenses sobre o governador e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia. A de Ratinho Junior foi considerada regular por 33% das pessoas, outros 30,5% acreditam ser ruim. Os que dizem que é boa são 14,5%, ótima 13,5% e péssima 5,5%. Não responderam 3%. Enquanto a aprovação do presidente na pandemia é 30% péssima, 24% regular e 22% boa. Apenas 14% acreditam que é ótima e 7% ruim. Outros 3% não souberam afirmar. “Quanto à análise do poder público, vimos uma rejeição maior às ações do presidente Jair Bolsonaro. E o resultado quanto ao governador Ratinho Junior reflete muito, e a pesquisa tem essa leitura do momento, daquilo que foi o final de semana passado até terça-feira (7)”, concluiu o especialista responsável pelo estudo.