O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral de Paraná) realiza nesta sexta-feira (30), a partir das 13h, a 2ª Sessão Itinerante nas dependências da sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) - Subseção Londrina. Essa é a primeira sessão do projeto sediada no interior do estado.

Desenvolvida pelo Liods (Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) do TRE-PR, a Sessão Itinerante segue os princípios da linguagem simples para tornar o julgamento das ações eleitorais mais objetivas e acessíveis para a população, aproximando a Corte Eleitoral do Paraná da sociedade.

Antes do início da sessão, os sete candidatos a prefeito da cidade de Londrina, partidos políticos e instituições públicas e privadas assinarão o Pacto Eleições no Caminho da Paz, iniciativa do TRE-PR com o objetivo de garantir que as Eleições 2024 transcorram de forma segura, igualitária, inclusiva, livre de assédio eleitoral, de desinformação e de discurso de ódio.

Participarão da sessão a Corte do TRE-PR, formada pelo presidente, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; pelo vice-presidente, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza; pela desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; pelo desembargador eleitoral Julio Jacob Junior; pelo desembargador eleitoral Anderson Ricardo Fogaça; pelo desembargador eleitoral Guilherme Frederico Hernandes Denz; pelo desembargador eleitoral José Rodrigo Sade; e pelo procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy.

MESÁRIOS

O treinamento dos mais de 107 mil mesárias e mesários que trabalharão nas eleições municipais de 2024 em todo o estado do Paraná iniciou-se no dia 5 de agosto e terminará no dia 3 de outubro.

O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, estará presente na abertura das capacitações previstas para os seguintes dias, horários e cidades: em Curitiba, no dia 2 de setembro, às 9h; em Ponta Grossa, no dia 3 de setembro, às 13h30; em Foz do Iguaçu, no dia 5 de setembro, às 9h; em São José dos Pinhais, no dia 10 de setembro, às 10h; em Londrina, no dia 13 de setembro, às 10h; em Maringá, no dia 14 de setembro, às 13h; e em Cascavel, no dia 20 de setembro, às 13h30. Nesses dias, os treinamentos contarão com a presença de mesárias e mesários com deficiência.

Entre as vantagens de ser mesário estão o auxílio alimentação no valor de R$ 60, direito a dois dias de folga por cada dia de atuação, horas complementares em cursos universitários e, caso previsto em edital, vantagem de desempate em concursos públicos. No Paraná, quem trabalhar nas eleições também tem direito a meia-entrada. (Com informações do TRE-PR).