O dia 16 de setembro é a data limite para a realização de convenções destinadas a deliberar sobre coligações para eleição majoritária e escolher candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador. Em Londrina, até agora apenas o deputado federal Boca Aberta (Pros) oficializou o nome em convenção partidária na segunda-feira (31), logo no primeiro dia permitido pelo calendário eleitoral.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina deverá formalizar 10 candidatos a prefeito

No entanto, os demais partidos não ficaram atrás e já agendaram os eventos. Alguns confirmaram que devem realizar apenas on-line e outros defiram reuniões presenciais, mas informam que irão respeitar as regras de distanciamento social. Ao todo, segundo sondagem feita pela FOLHA, o município terá 10 candidatos a prefeito nas eleições de novembro. A escolha dos vices é a principal incógnita, além da formação final das coligações para disputa majoritária.

O ex-prefeito de Londrina Barbosa Neto deverá ser o próximo pré-candidato a bater o martelo em convenção do PDT agendada para sábado (5), no evento marcado para ocorrer na sede da Rádio Brasil Sul, de sua propriedade, às 10 horas. "Não há nenhum outro nome até o momento e meu nome deverá ser homologado no evento", afirmou o pedetista. O nome do vice da chapa ainda não está definido.

Outros partidos já agendaram a data da convenção, mas ainda estão em tratativa nos bastidores para formação da coligação.É o caso do PP de Marcelo Belinati, que agendou o evento para o dia 16, data limite do calendário. O partido deverá compor chapa com o PSDB, PTB, PL, Patriotas e Solidariedade. Apesar de ampla, a coligação deve ser menor do que quando disputou em 2016, com nove legendas. O presidente municipal do PP, Gustavo Gomes Santos, admitiu que a vaga de vice é bastante disputada nos bastidores. O PL quer indicar o vereador Jairo Tamura, mas há ainda possibilidade do PTB do ex-deputado Alex Canziani e até dos tucanos indicarem o vice de Marcelo. O atual vice-prefeito, João Mendonça, agora no PP, corre por fora.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina deverá formalizar 10 candidatos a prefeito
| Foto: Gustavo Carneiro/1-4-2020

PRIORIDADE

Outros pré-candidatos consideram que a formação de alianças não é a prioridade no momento. O empresário Marcio Stamm (Podemos) alega que está em contato e aberto a partidos. "Nossa preocupação é apresentar uma proposta, mesmo que eventualmente seja numa chapa pura. Não temos essa preocupação em ter muitos partidos ao redor, mas estamos focados no plano de governo."

O PSB deverá homologar a candidatura do deputado estadual Tiago Amaral no dia 13. O presidente da sigla em Londrina, Antonio Amaral Junior, confirmou que o DEM, PSD e PSC devem compor a chapa e que o nome do vice deverá sair de uma das três legendas. Questionado sobre o apoio do governador Ratinho Junior (PSD), ele informou que está sendo costurado. "O perfil do Tiago Amaral é para entrar para valer na briga pela prefeitura de Londrina" disse o presidente local do PSB.

Já a maior incógnita ainda é PSL, que abriga o deputado federal Filipe Barros. Questionado pela FOLHA, o parlamentar disse que não há data da convenção, mas declarou que é o candidato pela legenda a prefeito de Londrina.

ESQUERDA

Os partidos de esquerda também tentam formar coligação. A presidente do PT em Londrina, professora Giane Souza Silva, disse que a ideia é formar uma ampla frente com o advogado Carlos Scalassara na cabeça de chapa. "O Partido dos Trabalhadores já governou a cidade por três vez e deixou um legado na saúde, nas políticas ligadas ao atendimento das periferias e na infraestrutura da cidade", disse. Já o PSOL, da pré-candidata e professora Gleisse Cristiane Martins, informou que só irá definir a questão na convenção marcada para 9 de setembro, dois dia antes do evento petista.

Por sua vez, o MDB terá como candidato o delegado aposentado, advogado e arquiteto Águila Misuta, que está em negociação adiantada numa coligação com o PMN, PRTB e DC, partidos que já agendaram convenções. "Minha candidatura já está consolidada, mas ainda não definimos o vice, mas deverá sair de um dos partidos que fizerem composição conosco." O PMB (Partido da Mulher Brasileira) informou que terá o administrador Ciro Novaes Fernandes com candidato a prefeito que será homologado em convenção.

ERRATA

Após publicação da reportagem o PCdoB procurou a FOLHA para informar que vai lançar candidato próprio para prefeitura de Londrina e sua convenção está marcada para o dia 12 de setembro. O nome do pré-candidato é Marcio Sanches, publicitário e sociólogo de 47 anos.

(Atualizado às 19h28, do dia 02/09/2020)