Das 18 cidades paranaenses com mais de 100 mil habitantes, apenas duas - Toledo (Oeste) e Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba) - regulamentaram a Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), conforme levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU) em janeiro deste ano.
Em Londrina, o secretário de Governo, Christian Schneider, disse que ''cerca de quatro a cinco servidores'' estão trabalhando no decreto regulamentar. ''A regulamentação é urgente, mas ainda não posso estabelecer um prazo. É fácil fazer o decreto, mas, difícil é classificar as informações quanto ao seu grau de publicidade ou de sigilo.''
Schneider salientou, no entanto, que o regulamento é uma incumbência afeta ao vice-prefeito, Guto Bellusci, responsável pela implantação do plano de transparência na administração pública. ''O Guto é que está à frente disso. Ele tem que dar o timming. Não posso atropelá-lo.''
Bellusci afirmou que ainda não teve conhecimento do teor do decreto que está sendo preparado na Secretaria de Governo. ''Acho que já está bem adiantado na Secretaria de Governo, mas, acabou ficando parado por causa da instabilidade política do ano passado'', comentou. ''Não posso estabelecer prazos para finalizar porque o decreto não está comigo.''
Todos os municípios pesquisados tem um Portal da Transparência em seus sites. Porém, apenas quatro - Londrina, Maringá, Curitiba e Campo Largo - têm uma página específica para a Lei de Acesso à Informação.
O Paraná regulamentou a Lei de Acesso à Informação por meio do decreto 4531, de 15 de maio de 2012. Curitiba ainda não tem regulamento.

mockup