Outras duas praças de pedágio também devem causar polêmica no Estado. Entre os três trechos de rodovias federais no Paraná que vão receber novas praças de pedágio até o fim do ano, dois deles vão impedir que o usário consiga chegar ao litoral paranense sem pagar pedágio. Uma praça na BR-116, antes da entrada da estrada da Graciosa, e outra na BR-376, antes da entrada de Garuva, vão fazer com que o paranaense pague seja qual for o caminho que escolher.
O Ministério Público (MP) federal do Paraná já ingressou com uma ação na Justiça contra as concessionárias que não oferecem caminhos alternativos às praças de pedágio. No litígio consta a praça da Ecovia, que administra a BR-277 entre Curitiba e o litoral, com o argumento que o caminho alternativo não é acessível a todos. A reportagem da Folha tentou falar com o autor da ação para repercutir a questão das novas praças, procurador Elton Venturi, mas não obteve retorno.
O MP federal informou ontem que expediu uma recomendação à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que seja realizada uma audiência pública em Curitiba para tratar da concessão de rodovias federais. Dos 3 mil quilômetros que constituem os oito lotes a serem pedagiados no País, 1.175 quilômetros estão em território paranaense. No entanto, as audiências públicas, obrigatórias por lei, estão marcadas apenas em Brasília e São Paulo. (A.B.)

mockup