O líder do governo na Assembléia Legislativa, Valdir Rossoni (PDT), resolveu tomar as dores do Palácio Iguaçu para criticar o ex-colega de bancada, o atual prefeito de Londrina, Antonio Belinati, pelas queixas de que o governo de Jaime Lerner voltou a esquecer da região Norte, na redistribuição de cargos que acaba de executar.
O prefeito de Londrina é marido da vice-governadora Emília Belinati, mas essa condição nunca o impediu de fazer críticas ao governo enquanto deputado estadual. A única pausa se deu durante a campanha de segundo turno nas eleições municipais de Londrina.
O governador não gostou da queixa de agora, mas não reagiu, pelo menos oficialmente. Para Rossoni, entretanto, está faltando a Belinati ‘‘um exercício de memória’’ antes de reivindicar ao governador maior participação da região Norte no governo. ‘‘O prefeito de Londrina parece ter esquecido que o apoio integral do governo foi a garantia de sua vitória em novembro’’, alfinetou Rossoni.
O líder do governo também cita outros dois exemplos para reforçar a tese de que Belinati não tem nenhum motivo para reclamar mais espaço no governo. ‘‘O primeiro é o fato de Emília Belinati ser a vice-governadora, e o segundo é que o maior programa de desenvolvimento do governo, o Anel de Integração, já começa a ser viabilizado nas proximidades de Londrina.’’
Rossoni afirma que Belinati denuncia ‘‘memória curta’’ quando ignora que Londrina receberá, nos próximos dois anos, o maior volume de investimentos da história recente do Estado, com a duplicação da Rodovia do Café, que tem lançamento de edital previsto para os próximos dias.
‘‘O prefeito precisa entender que, às vezes, mais importante do que ter vários representantes no governo é receber obras e investimentos para sua cidade e região. É isso que demonstra estratégia e competência para o governador’’, disse. (M.T.)

mockup