Ramallah, CisjordâniaUm líder palestino afirmou ontem que o Hamas se comprometeu com os sauditas a cessar os atentados suicidas em Israel, mas o movimento radical islâmico desmentiu qualquer promessa nesse sentido.
O palestino, que preferiu não ter o nome divulgado, assegurou à AFP que um representante do Hamas, a quem não identificou, havia transmitido esse ‘‘compromisso’’ a dirigentes sauditas durante uma recente reunião em Yeddah, oeste da Arábia Saudita.
‘‘O Hamas comprometeu-se ante as autoridades sauditas em Yeddah a não cometer atentados suicidas em território israelense para deixar que o processo político iniciado pelos sauditas siga seu curso e tenha uma chance’’, afirmou esse líder palestino.
Mas Ismail Abu Chanab, um dos dirigentes do Hamas na Faixa de Gaza, desmentiu essas afirmações. ‘‘Essa informação é falsa. A opção do Hamas continua sendo a resistência sob todas as suas formas enquanto a terra da Palestina estiver ocupada’’, disse à AFP. O Hamas é responsável por muitos atentados em Israel.

mockup