Líder de ong denuncia pressão contra intervenção
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 08 de setembro de 2003
Giovana Kindlein <br>Reportagem Local 
Nova Aurora O coordenador da organização não-governamental (ong) Movimento Pró-Mudança Já, Wilson José Fuhr, que combate irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) na administração do município de Nova Aurora (61 km ao norte de Cascavel), disse ontem que ''alguns deputados estaduais foram pressionados por um empresário do Oeste a votarem contra a intervenção do prefeito Delmo Raul Passoni (PP)''.
Fuhr afirmou também que ''no momento certo, apresentará os fatos, com documentação''. A intervenção em Nova Aurora foi recomendada pelo TCE, após verificação de irregularidades na aplicação de recursos do Fundef Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério , apontadas nos exercícios de 1999 a 2002. Ele é acusado de desvios num total de R$ 5,3 milhões.
Na semana passada, a Assembléia Legislativa rejeitou, em votação única e secreta, o afastamento do prefeito. Dos 49 deputados 30 votaram contra o pedido e a orientação do governador Roberto Requião (PMDB) que acreditava na intervenção do município. Apenas 19 deputados foram favoráveis ao afastamento de Passoni. ''Nosso único caminho, agora, é lutar na Justiça'', afirmou Fuhr. Segundo ele, a população de Nova Aurora está aguardando a decisão de um mandado de segurança impetrado contra o prefeito em maio, que está nas mãos do desembargador Jesus Sarrão, do Tribunal de Justiça (TJ).
Integrantes do Pró Mudança Já deverão ir a Curitiba quarta-feira para conversarem com o líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Ângelo Vanhoni. ''Queremos saber o que aconteceu com os deputados, já que o bom-senso determinava que eles seguissem a orientação dos conselheiros do TCE'', argumentou Fuhr.


