Lernerista se considera candidato de esquerda
Leandro TaquesManeiroBraghini: Sou da esquerda arejada, como Lerner é social-democrataFiel discípulo do governador Jaime Lerner e com laços no PFL, o candidato do PSB ao Senado, Paulo Braghini, considera-se um candidato de esquerda. Em campanha há pouco mais de um mês, Braghini não esconde que enfrenta dificuldades para sair do ostracismo e que tenta paralelamente colher votos numa faixa de eleitorado tradicionalmente ligada aos partidos de esquerdas. Aliados na disputa presidencial, mas adversários na eleição pelo Senado, PT e PSB vivem um confronto por mais espaço político no Paraná, de acordo com a avaliação do candidato.
Sou da esquerda arejada, assim como o governador é um social-democrata. Não é porque está no PFL que passa a ser um direitão. O PSB é um partido de esquerda que avança, que participa dos atos, considerou. Crítico voraz do PT e do PDT, partido este no qual ficou filiado durante 10 anos, Braghini já avisou que não vai subir no palanque dos candidatos a presidente e a vice, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Leonel Brizola, quando ambos estiverem acompanhados do candidato ao governo pelo PMDB, senador Roberto Requião.
O ressentimento com Brizola ainda persiste. Braghini foi presidente e vice do PDT estadual e abandonou a sigla logo em seguida da debandada organizada por Lerner, em setembro de 97. A bobagem do Brizola foi ter saído do PTB, avaliou. O candidato do PSB acusou ainda o ex-governador de tentar colocar baia (local onde se recolhe animais) nos pedetistas do Paraná, obrigando todos a aderir à campanha do PT-PMDB. Não aceitei e caí fora, justifica.
O Requião e o Osmar (Dias) trabalharam contra o Paraná na questão do empréstimos. Senado não é coisa de família, de pecuinhas, e é isso que eu pretendo provar se eleito, discursa. Ele promete também defender uma reforma político-partidária, para acabar com o que o candidato do PSB considera de partido de aluguel. No Paraná há 20 anos, Braghini já concorreu como candidato a suplente e à Prefeitura de Santa Helena, no Oeste do Paraná. Não se elegeu em nenhuma das ocasiões. (L.D)





