Lerner se divide para assinar últimos convênios
Uma pilha de processos contendo convênios e pedidos de nomeação consumiu boa parte do tempo do governador ontem, último dia permitido pela legislação eleitoral para despachos até a disputa de 4 de outubro. O secretário do Governo, José Cid Campêlo Filho, passou horas com Lerner coletando assinaturas. Os despachos foram interrompidos por volta das 11 horas, quando o governador e seu staff de campanha intensificavam as articulações para promover as mudanças da chapa majoritária.
Campêlo informou que cerca de 300 processos, acumulados nos últimos dias, aguardavam um aval do governador. Segundo ele, cada secretaria de Estado elegeu pedidos considerados como prioritários e urgentes. Todos os processos despachados serão publicados no Diário Oficial, com data de ontem. Não temos só convênios com prefeituras, mas também com o governo federal, observou. Campêlo Filho explicou que os empenhos (documentos que garantem um pagamento) podem ser formalizados mais para frente.
As pastas de Obras, Administração e Transportes foram as que mais encaminharam processos ao governador. O secretário Augusto Canto Neto, de Obras, separou um pacote com cerca de 80 convênios para a construção de barracões industriais. Estou com o dedo vermelho e acabei de jogar uma caneta fora, brincou ontem o secretário, em entrevista por telefone. Canto Neto informou ainda que Lerner precisava despachar 30 convênios para postos de saúde e hospitais; outros 30, referentes a pequenas obras; e dois para a construção de rodoviárias.
Reinhold Stephanes Junior, da Administração, dependia da assinatura de Lerner para, entre outras coisas, contratar 140 pessoas - entre agrônomos e veterinários - para intensificar o serviço de vigilância sanitária em todo o Estado. Heinz Herwig, da Secretaria dos Transportes, aguardava um sim para dar continuidade a 90 processos em parceria com as prefeituras municipais, e considerados urgentes para a pavimentação de estradas e calçamento no interior do Estado.





