Lerner quer encontro com todos os prefeitos eleitos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de dezembro de 1996
Sucursal de Curitiba 
A maioria dos 399 prefeitos eleitos deve atender o convite do governador Jaime Lerner e participar de quinta a segunda-feira, na Universidade do Professor, em Faxinal do Céu, de uma reunião para conhecer os programas e metas do governo estadual. A intenção do governo é discutir com os eleitos as estratégias e transformações para as cidades. O tema foi escolhido pelo governador. O encontro servirá ainda para que Lerner possa medir o seu prestígio eleitoral junto aos futuros prefeitos.
Lerner fará a abertura do encontro. Ele não pretende entrar, diretamente, na questão política, que acaba por dividir prefeitos dos mais variados partidos. O governador quer fazer um discurso técnico, que convença os prefeitos de que os projetos desenvolvidos em cada um dos municípios contarão com o apoio do governo.
Mas de maneira sutil, Lerner pretende deixar claro aos prefeitos que o governo atenderá com mais atenção aqueles que estiverem ao seu lado. Vamos somar a qualidade do projeto de cada cidade à qualidade que almejamos para o Estado, disse Lerner.
O governador programou duas palestras para os prefeitos. Os temas são: Visão de Cidade e Visão de Estado. Ele repetirá o discurso que enfatiza a municipalização das ações do governo federal.
O encontro contará com as presenças de alguns secretários de Estado. Um dos que estará presente é o do Desenvolvimento Urbano, Lubomir Ficinski. O secretário faz questão de se fazer presente para que possa iniciar um contato mais aprofundado com os novos prefeitos. Desta maneira, Ficinski acredita que ficará mais fortalecido no cargo. Ficinski tem sido constantemente ameaçado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, que quer ocupar o seu lugar no Desenvolvimento Urbano.
A reunião com os prefeitos terá a participação de analistas políticos e jornalistas de renome nacional, como Villas Boas Corrêa. O sociólogo e educador Rubens Portugal e o historiador Carlos Vilaça também foram convidados para participar. Os filósofos Marco Lucchesi e Gustavo Alberto Corrêa Pinto farão palestras aos prefeitos.


