O governador Jaime Lerner (PFL) e a vice-governadora Emília Belinati (PTB) reiniciam hoje um novo mandato político de mais quatro. Reeleitos em outubro passado, Lerner e Emília tomam posse em meio a uma crise desencadeada por desavenças pessoais. Rompidos há 15 dias por conta do novo secretariado, eles dividem o mesmo espaço somente a partir das 11 horas na Assembléia Legislativa, em Curitiba quando fazem juramento.
Arquivo FolhaDistante...Mas Emília se sente excluída das decisõesSalvo reconciliação de última hora, a vice mantém a postura de não participar do palanque armado nos jardins do Palácio Iguaçu, para festejar o início do segundo mandato de Lerner e empossar o secretariado. Se a decisão de Emília se confirmar - Lerner tentava ontem demover a vice manifestando seu apreço a ela - vai ser a primeira vez na história política do Paraná que um governador e uma vice assumem o governo transparecendo suas diferenças.
O cerimonial do Palácio acertava ontem os últimos detalhes da cerimônia de posse. Funcionários do governo passaram o dia montando o palanque e concluindo a decoração, que deve seguir a mesma linha da utilizada em 1994, quando Lerner assumiu pela primeira vez. Ao todo, foram impressos cerca de 5 mil convites para as duas cerimônias, a da Assembléia e a do Palácio. Tanto uma quanto a outra serão rápidas, cerca de 40 minutos cada.
Marcelo AlmeidaPreparativosFuncionário prepara os jardins do Palácio Iguaçu, onde Lerner empossará equipeLerner e uma comitiva de políticos do Paraná pretendem embarcar por volta das 14 horas para Brasília, onde participam da posse do presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. A cerimônia que vai marcar o segundo mandato do presidente está agendada para às 17 horas. Lerner mudou o horário de sua posse - que antes estava marcada para a tarde - para não coincidir com a do presidente.
Ao contrário das regras para a posse do presidente, os jornalistas que vão cobrir a segunda etapa da posse de Lerner - a confraternização com os secretários no Palácio Iguaçu - serão credenciados na hora. A imprensa fica num local reservado, a distância do palanque de autoridades e os crachás válidos para o juramento de Lerner e de Emília na Assembléia não valem para a cerimônia dos secretários.
O cerimonial concentrava-se ontem em confirmar a presença dos políticos e autoridades que estão hoje em Curitiba para a solenidade. Diferente de 1994, quando alguns secretários não puderam tomar posse por causa de uma pendência legal da reforma administrativa implantada na época, toda a equipe de Lerner será investida hoje. Apesar de alguns, como Alex Canziani (Trabalho), Sérgio Spada (Defesa do Consumidor) e Pretextato Taborda (Casa Civil), assumirem formalmente a função somente a daqui alguns dias.

mockup