Lerner anuncia apoio oficial à candidatura de José Serra
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 15 de abril de 2002
Luciana Pombo Equipe da Folha 
Curitiba - O governador Jaime Lerner (PFL) anunciou apoio incondicional à candidatura do ex-ministro da Saúde José Serra (PSDB) à presidência da República. A decisão já havia sido tomada, mas foi formalizada somente ontem, dois dias depois da renúncia da ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney (PFL). Não me manifestei antes por razões éticas. Agora o PFL está sem candidato e a hora é a de apoiar o PSDB, declarou Lerner.
A decisão do governador bate de frente com a orientação do presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen, que ainda não definiu que rumo o partido vai tomar, depois da desistência de Roseana. Lerner não acredita na aliança do PFL com o PPS, que tem como pré-candidato o ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes. Minha posição é bem clara. Serra é o candidato mais preparado, disse. O governador reafirmou a necessidade de se manter a aliança PSDB-PFL-PMDB que elegeu e reelegeu Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1994 e em 1998. Lerner tem dito que a união dos três partidos é fundamental para garantir a governabilidade do País.
Lerner criticou as exigências do PFL de retirada da candidatura de Serra para apoio de um outro nome, que poderia ser o do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG). A saída de Serra é irreal. Isso não vai acontecer. O PFL não pode exigir a retirada da candidatura dele. O partido não deveria se deixar levar por sentimentos de vingança, assinalou.
Apesar das divergências internas com a cúpula do PFL, Lerner disse que não pretende sair do partido, no qual está desde 1997, depois de uma tentativa frustrada de filiação junto ao PSDB, comandado na época pelo senador Alvaro Dias, hoje PDT e opositor ferrenho ao governo. Não penso em mudar de sigla. Nunca me senti tão livre como me sinto nesse momento, disse.
A manifestação de apoio à candidatura de Serra é fruto de um processo de descontentamento amargado por Lerner nas últimas semanas. Com o discurso de unidade, condenando o rompimento do PFL com o governo federal, Lerner tentou, sem sucesso e às vésperas de expirar o prazo para a desincompatibilização, no último dia 5, viabilizar-se como vice-presidente na chapa encabeçada por Serra. Os planos do governador, entretanto, não eram os mesmos de Bornhausen, que trabalhou até o último minuto para fazer de Roseana a candidata oficial.
Não entendi os motivos do rompimento do PFL com o PSDB. Problemas de candidatura são problemas de candidatura. Nem por isso, o partido deveria ter se ausentado da base de FHC, avaliou ontem.


