'Lei de Talião' é rejeitada por Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), mandou devolver o projeto de lei protocolado na terça-feira (10) pelo deputado federal Boca Aberta (Pros), que prevê amputação de mãos de políticos condenados em segunda instância por corrupção. O argumento é que o regimento da Câmara autoriza a devolução de projeto que seja “evidentemente” inconstitucional. O ofício diz: “Informo a Vossa Excelência que não será possível dar seguimento à proposição em apreço em virtude de ela conter matéria evidentemente inconstitucional. Nesse sentido, encaminho-lhe em devolução o referido projeto”. Maia ainda lembrou que Boca Aberta pode recorrer ao plenário em até cinco sessões. Questionado pela FOLHA, o parlamentar londrinense disse que irá recorrer.

Desembarque no Podemos

O advogado e professor André Trindade, que foi candidato a prefeito de Londrina em 2016 pelo PPS (atual Cidadania), migrou para o Podemos, partido que tem como principal nome o senador paranaense Alvaro Dias. O Podemos também tem no seu quadro o ex-prefeito Alexandre Kireeff, que já reiterou que não pretende disputar a prefeitura de Londrina. Segundo a nota divulgada pelo partido, Trindade se "junta ao presidente do partido, Marcio Stamm, e ao empresário Nelson Tsukahara como pré-candidatos do Podemos à prefeitura" na tentativa de suceder Marcelo Belinati (PP). Trindade ficou em terceiro lugar na eleição de 2016, atrás de Belinati e do empresário Valter Orsi, que também está no Podemos.

Câmara dá aval a vagas para psicólogos

De autoria do Executivo, o projeto de lei que cria vagas para o vaga de promotor de saúde foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal de Londrina nessa quinta (12). Serão contratados um médico psiquiatra e 10 psicólogos, sendo seis para a Autarquia Municipal de Saúde e quatro para Educação, que ainda não possui esse tipo de profissional. Foi aberto prazo de sete dias úteis para apresentação de emendas, antes do segundo turno de votação.