Justus deve reassumir posto
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 21 de agosto de 2001
Dimitri do Valle<BR>De Curitiba
O deputado Nelson Justus (PTB) deve reassumir hoje ou amanhã a Secretaria dos Transportes. O secretário-chefe da Casa Civil, Alceni Guerra, e o diretor geral da Secretaria dos Transportes, Wilson Justus (primo do deputado), confirmaram a informação ontem. Tudo depende de um decreto do governador Jaime Lerner (PFL) para que Justus retorne à pasta, que ocupa desde janeiro deste ano.
Ele foi exonerado por Lerner para garantir o voto contra o projeto de iniciativa popular que barrava a venda da Copel. O suplente de Justus, Custódio Aparecido da Silva (PFL), admitiu que poderia apoiar a iniciativa popular e foi substituído.
Alceni Guerra disse que a mudança não foi motivada pela indecisão de Custódio. ''Nunca desconfiamos do Custódio. É que o deputado Nelson Justus é um profundo conhecedor do regimento interno da Assembléia e não poderia ficar de fora naquele momento tão importante da história política do Estado'', disse.
Procurado, o secretário disse que aguarda o ato formal de Lerner. ''A decisão cabe ao governador. Se ele quiser, eu volto (para a secretaria). Senão, fico aqui mesmo, onde me sinto em casa'', afirmou Justus.
A bancada de oposição recorreu ao regimento interno e alegou que Justus não poderia ter votado na sessão que derrubou o projeto popular, porque quem estava com o mandato era Custódio da Silva. Justus e a bancada aliada interpretaram de forma diferente. ''O dono do mandato sou eu. Posso reassumir quando quiser.''
Custódio foi procurado ontem em seu gabinete, na Assembléia Legislativa, mas assessores informaram que ele tinha viajado para São Paulo. (Colaborou Maria Duarte)