Logo após o anúncio da decisão do juiz da 6ª Vara Cível de Londrina, Celso Saito, os oficiais de Justiça, Sérgio Gaia e Mário Paes, estiveram no gabinete do prefeito para a primeira tentativa de intimação. Eles deixaram o prédio da prefeitura sem conseguir encontrar o prefeito. Belinati despachou normalmente na parte da manhã, saiu para o almoço e não retornou mais à prefeitura.
No fim da tarde o prefeito também não foi encontrado em seu apartamento no Centro de Londrina e nem em sua chácara. Os oficiais permaneceram na prefeitura até as 19h20, sem conseguir cumprir a intimação. As diligências devem prosseguir hoje.
O oficial Sérgio Gaia disse que o procedimento agora será oficiar o fato ao juiz responsável pelo despacho através de certidão circunstancial. O juiz Celso Saito apontará as providências cabíveis.
Os dois oficiais chegaram ao prédio da prefeitura por volta das 17 horas. Um batalhão de jornalistas acompanhou os dois oficiais na saída, provocando tumulto nos corredores da prefeitura. A tentativa de intimação seguiria até o início da noite, na residência e na chácara do prefeito.
No começo da tarde a Folha procurou Belinati em diversos lugares. Ele não foi localizado em seu apartamento e nem na chácara da família, na zona sul da cidade. No apartamento, a informação do porteiro foi de que Belinati havia saído pela manhã e não havia retornado até por volta das 14 horas. Um vizinho informou que, já há alguns dias, o prefeito não está utilizando o carro oficial, um Ômega verde escuro.
Na chácara, a informação era de que Belinati não havia aparecido, segundo informou a pessoa que atendeu ao interfone, no portão da propriedade. Restaurantes que o prefeito frequenta também foram checados. Belinati não esteve em nenhum deles ontem.
Oficiais de Justiça experientes, opinaram que, devido à grande polêmica envolvendo o caso, dificilmente se encontra a pessoa a ser intimada, já que o despacho só vale a partir da intimação. Um dos oficiais disse que intimou o prefeito algumas vezes, nos mais de 20 anos de atividade. Em uma dessas situações, o prefeito estava hospedado em um hotel da cidade.
A assessoria do prefeito informou que Belinati teria despachos com secretários municipais ontem à tarde, que acabaram sendo cancelados. Pela manhã, o prefeito recebeu, em seu gabinente, a visita do novo superintendente da Caixa Econômica Federal em Londrina, Mounir Chaowiche.
De acordo com a assessoria, Belinati aparentava bom humor e trabalhou normalmente. No final do expediente chegou a dar entrevista à uma emissora de televisão. Questionado sobre o que pensava sobre a possibilidade de ser afastado, Belinati respondeu apenas que trabalharia normalmente.
No dia em que foi pedido o afastamento do prefeito, o clima era de aparente tranquilidade nas secretarias, mas nem todos os secretário municipais mantiveram a agenda normal. A movimentação do primeiro escalão foi maior no início da noite, quando houve uma reunião a portas fechadas.
Logo após o anúncio da decisão do juiz Celso Saito, o advogado André Pessoa, do escritório João Graça, foi até o Fórum tomar conhecimento da decisão judicial e disse apenas que a defesa irá utilizar todos os recursos legais cabíveis para reverter a decisão do juiz.

mockup