Porto Alegre - A prefeita de Boa Vista do Cadeado (450 km de Porto Alegre), Neolange Culau Brandão (PP), foi presa ontem em flagrante por não ter atendido determinação judicial de oferecer transporte escolar no município. Depois de prestar depoimento e pagar fiança de R$ 1.000, a prefeita foi liberada.
Após ter sido detida, quando despachava em seu gabinete na prefeitura, Neolange Brandão foi levada à delegacia de Cruz Alta, cidade da região. A prisão foi determinada pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude, Charles Von Ameln, em razão de denúncia do Ministério Público estadual.
O juiz havia determinado que a prefeitura providenciasse transporte para todos os alunos da rede estadual de ensino. Segundo a prefeita, duas empresas foram contratadas emergencialmente para fazer o transporte e estão realizando o serviço desde o dia 1º de abril.
O Ministério Público recebeu, porém, uma acusação segundo a qual a determinação não estava sendo cumprida. Por isso, o juiz Von Ameln determinou a prisão da prefeita.
De acordo com o delegado Antônio Vicente Vargas Nunes, um oficial de Justiça permaneceu dois dias na cidade, comprovando que a decisão do juiz não estava sendo atendida. A delegacia abriu inquérito policial para apurar o caso.

mockup