Leandro Donatti
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal ‘cassou’ por tempo indeterminado o direito do deputado-pastor Edson Praczyc de presidir o diretório regional do PL. A decisão, proferida no último dia 1º, é do juiz substituto da 9ª Vara Cível de Brasília, Aimar Neres de Matos. De acordo com o despacho, fica suspensa até o julgamento de mérito a ordem do comando nacional que em 19 de março passado decretou a intervenção do partido no Estado em favor do pastor evangélico. Na época, Praczyc disse estar se desligando do PSDB para assumir a nova função a mando de Deus.
A decisão do juiz de Brasília favorece diretamente Lauro Rodrigues, filho do ex-deputado Horácio Rodrigues. Lauro se diz presidente de direito do partido, já que está frente ao comando há pelo menos dois anos. Na sexta-feira, com o respaldo do pai, ele acusou o comando nacional do PL de ter lhe cerceado a defesa. ‘‘Todos os atos desse pastor ficam sem efeito. Nós trabalhamos muito pelo PL, não nos deram direito algum de defesa. Essa gente quer tomar de assalto o PL do Paranᒒ, complementou Horácio Rodrigues. O ex-deputado garante que o comando permanece o mesmo até julgamento final do impasse.
Edson Praczyc ficou sabendo da decisão do TJ do Distrito Federal pela Folha. Ele afirmou que ainda não foi comunicado da decisão, mas adiantou que vai acionar o seu advogado, Olivar Coneglian, para ajuizar imediatamente um recurso judicial contra o mandado de segurança requerido pela família Rodrigues. ‘‘Eles não podem fazer isso’’, protestou o deputado-pastor. Praczyc classificou de ‘‘improcedentes’’ as alegações da família Rodrigues de que o comando nacional não comunicou da dissolução do diretório e sua consequente nomeação. ‘‘Fui diversas vezes conversar com eles’’, observou.
Edson Praczyc informou que teve de solicitar via cartório, em Curitiba, a documentação do partido. ‘‘Não tenho nenhum documento sobre o partido e eles se recusam a me entregar. Mas não foi me entregar tão fácil. Eles não podem suspender o meu mandato dessa forma’’, declarou o deputado. Praczyk sinalizou estar tranquilo com os desdobramentos jurídicos da liminar concedida pela Justiça de Brasília em favor de Lauro Rodrigues. Pastor da Igreja Universal Reino de Deus, a escolha do deputado para o comando do PL estadual e a destituição da família Rodrigues têm o respaldo do bispo Edir Macedo, um dos mentores do projeto que transforma o PL num partido-reduto de evangélicos no País.

mockup