Justiça apreende jornal com ataques a Beto Richa
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 27 de setembro de 2004
Maria Duarte<br> Equipe da Folha 
Curitiba - A pedido do candidato a prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB), filho do ex-governador José Richa, a Justiça Eleitoral apreendeu ontem exemplares do jornal semanal Hora H, do empresário Cícero Cattani. Os advogados da coligação de Beto Richa consideraram ofensiva a capa da última edição do jornal. Uma montagem retrata Beto como um bebê no colo do ex-governador Jaime Lerner (PSB), tendo o senador Alvaro Dias (PSDB) como obstetra e o prefeito Cassio Taniguchi (PFL) ao fundo, assistindo. O ex-presidente Emílio Garrastazu Médici também aparece, numa foto pequena. Foi Médici quem nomeou Lerner prefeito ''biônico'' de Curitiba durante a ditadura militar.
A manchete, ''Requião descobre o DNA de Beto Richa'', é uma referência às declarações do governador Roberto Requião (PMDB) na Boca Maldita, no último dia 18, durante caminhada em favor da candidatura de Ângelo Vanhoni (PT). Requião quis dizer que Lerner e Cassio eram os ''pais'' políticos de Beto.
Apoiados em decisão do juiz Marco Antonio Antoniassi, da 4 Zona Eleitoral de Curitiba, dois servidores da Justiça Eleitoral estiveram na redação do semanário no início da tarde de ontem. Eles levaram apenas cinco exemplares que estavam na redação do semanário, pois a maioria dos 20 mil jornais foi distribuída na última sexta-feira. Por ''ironia do destino'' nas palavras de um dos funcionários do jornal a distribuidora do Hora H é a Ghignone, da família do coordenador-geral da campanha de Beto, Fernando Ghignone.
Os advogados do PSDB alegam que o Hora H teve a intenção de caluniar e difamar o candidato, atacando sua reputação com fatos inverídicos. Cattani disse que vai apresentar a defesa junto à Justiça Eleitoral.


