Junta considera saúde de Aníbal estável
Leandro Donatti
De Curitiba
O quadro clínico do presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Aníbal Khury (PFL), 72 anos, não apresentou oscilações nas primeiras 24 horas depois da intervenção cirúrgica de retirada de seu intestino grosso e correção de um dos pontos da operação que sangrava na metade da tarde de anteontem. O deputado continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz, em Curitiba, onde deve permanecer sob cuidados rigorosos pelo menos mais três dias. A junta médica que acompanha a evolução do estado de saúde do deputado informou que não está descartado risco de infecção porque Aníbal ainda não ultrapassou as 72 horas do pós-cirúrgico, nas quais os riscos são mais intensos.
Ontem, pela primeira vez, a família do deputado pôde entrar na UTI. Dona Niva Khury ficou alguns minutos na companhia do marido. Ele não pode falar ainda, está com um esparadrapo na boca. Os médicos dizem que ele está melhor do que o esperado, tranquilizou. Dona Niva contou que o deputado comunicou-se através de caneta e bloquinho. Perguntou que horas eram, disse. Dona Niva pediu aos médicos para que mantenham o deputado na UTI por mais algum tempo. Ela teme que a romaria de visitas coloque em risco a saúde do marido. Não vou poder impedir o entra-e-sai, por isso quero prorrogar o internamento, disse. O hospital estava lotado de políticos, amigos e autoridades ontem.
Aníbal Khury 10 quilos mais magro. A retirada do intestino grosso, para conter a séria diverticulite (inflamação na parede do intestino), e a hemorragia que ele sofreu durante dias abateram o deputado. Aníbal continuava, até o meio-dia de ontem, alimentando-se por sonda. Às 2 horas da madrugada de ontem, o deputado foi desentubado, podendo respirar normalmente por algumas horas. Pela manhã, o aparelho respiratório foi reinstalado por ordem médica.
O último boletim médico de ontem, o terceiro desde que ele foi submetido à cirurgia, dava conta que o deputado passou bem a noite. Encontra-se com sinais vitais normais, sem dor, alerta e plenamente consciente, disseram os médicos no documento.
A informação no Hospital Santa Cruz era de que o deputado não vai precisar usar a bolsa de colostomia para evacuar. A cirurgia dando ao intestino delgado as funções do intestino grosso não previa a instalação da bolsa. Aníbal foi submetido a uma nova bateria de exames ontem, na UTI. Foram analisadas amostras de sangue e urina, bem como o grau de cicatrização do deputado, que há anos sofre de diabetes. A doença dificulta, entre outras coisas, a cicatrização. Segundo um dos médicos da junta, ouvido pela Folha ontem, o poder de coagulação de Aníbal era bom, o que afastou algumas preocupações.
A expectativa da família ontem era que a respiração mecânica fosse sendo substituída aos poucos. Quando Aníbal Khury deixar de respirar por aparelhos, começa a se alimentar normalmente, dispensando a sonda. A equipe médica garantia ainda que até as 11 horas de ontem não havia qualquer indício de infecção hospitalar que pusesse em risco a saúde do deputado. O diretor-presidente do Hospital Santa Cruz, Hamilton Leal, tranquilizava parentes e amigos do deputado ontem.





