Juíza do interior de SP manda prender dois vereadores
A juíza Paula Regina Saraiva Aragão, da comarca de Santa Isabel (interior de São Paulo), afastou ontem o presidente e o vice da Câmara de Vereadores, José de Alencar Galbiatti e Maurício Donizete Platz, respectivamente, ambos do PDT, além do vereador Jamir Varallo Figueiredo (PMDB). A juíza decretou ainda a prisão temporária de Galbiatti e Platz por cinco dias. Eles são acusados de ter pago propina para ganharem a eleição do comando da Mesa Diretora.
Os pedidos foram feitos pelo Ministério Público Estadual (MPE). O promotor da Cidadania Silvio Antônio Marques ingressou na segunda-feira com uma ação civil por improbidade administrativa com pedido de antecipação de tutela (espécie de liminar) para que os parlamentares fossem afastados. No mérito da ação, o MPE quer a perda dos cargos públicos, o pagamento de multa e a suspensão dos direitos políticos.
O Grupo de Atuação e Repressão ao Crime Organizado é responsável pelo pedido de prisão temporária. Um inquérito policial acabou instaurado para investigar crime de corrupção ativa e passiva. (A.E.)





