Juiz sugere leitura da Bíbla
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de agosto de 2000
Leandro Donatti De Curitiba 
O juiz eleitoral de Francisco Beltrão (Sudoeste do Paraná), José Luiz Dosciatti, quer que as emissoras de rádio da cidade leiam trechos da Bíblia antes do horário eleitoral gratuito ir ao ar. O ofício, solicitando a leitura, foi datado na última sexta-feira e é assinado pelo juiz.
Dosciatti sugere alguns trechos bíblicos a serem colocados no ar um pouco antes do horário eleitoral. É recomendável que vossa senhoria oriente os locutores da importância de eles, nos seus respectivos horários, fazerem comentários a respeito do desejo, no sentido de que querem dos políticos, ouvir propostas e não ofensas, nem injúrias, calúnias ou difamações.
Enfim que o povo de Francisco Beltrão espera de seus políticos, que não promovam baixaria no horário eleitoral gratuito (cujo espaço é pago com o dinheiro do povo!) e que não denigram a comunidade beltronense, tornando o horário eleitoral momento de ofensas pessoais e patifarias em geral! Os eleitores esperam, desejam e merecem ser respeitados!, diz o ofício do juiz.
Dentre as sugestões que o magistrado faz às emissoras estão trechos de Eclesiástico, Salmos, Provérbios, Tiago, Isaías e Romanos.
Segue algumas sugestões do juiz de Francisco Beltrão: Aquele que difama o seu próximo às escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e coração soberbo, não o suportarei (Salmos 101:5); O que encobre o ódio tem lábios falsos, e o que difama é um insensato (Provérbios 10:1); Afasta-te da injustiça e a injustiça se afastará de ti. (Eclesiástico 7:2).; Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: sobre mim cairam as injúrias dos que te injuriavam (Romanos 15:3).; Ouvi-me, vós que conheceis a Justiça, vós, povo, em cujo coração está a minha lei, não temais o próprio dos homens nem vos turbeis pelas suas injúrias. (Isaías 51:7).
A Folha tentou contato com o juiz, mas foi informada no Fórum que o juiz eleitoral só estará na cidade a partir de amanhã. A candidata do PT à prefeitura, Luciana Rafagnin, aprova a medida e disse ontem que é bom que se faça uma reflexão. Segundo ela, a leitura da Bíblia antes do horário eleitoral faz aumentar a responsabilidade dos candidatos, bem como a seriedade dos mesmos.


