Juiz dá prazo para resposta sobre retirada de outdoors
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de julho de 2000
Rubens Burigo Neto De Curitiba 
Amanhã faz uma semana que o juiz eleitoral Joatan Marcos de Carvalho determinou a retirada de todos os 86 outdoors do candidato da coligação Movimento Curitiba sempre com você, Cassio Taniguchi (PFL), mas vários deles ainda podem ser vistos nas ruas de Curitiba. Carvalho, que é juiz da 145ª zona eleitoral, ontem deu prazo de 24 horas para que a coligação responda por que os cartazes ainda permanecem em exposição.
No sábado reclamamos ao juiz que somente 20% dos outdoors haviam sido retirados, informou o advogado Emerson Fukushima, que representa o diretório municipal do PT. Até as 19 horas de ontem, na esquina das ruas Alberto Foloni e Mauá, no Centro Cívico, um dos outdoors de Taniguchi continuava intacto.
No dia 27, quinta-feira, comunicamos oficialmente por escrito às 15 empresas de outdoors que providenciassem a retiradas de todos eles, disse o coordenador da assessoria jurídica do candidato do PFL, Eraldo Kuster (procurador licenciado do município).
Kuster assegurou que ainda ontem à tarde iria repetir o aviso e questionar por que as empresas não cumpriram o prazo determinado pela Justiça Eleitoral. A retirada desses outdoors já estava prevista porque a quinzena de exposição iria terminar, alegou.
Além do jogo de empurra-empurra sobre a responsabilidade da retirada, a assessoria jurídica da coligação de Taniguchi usou as mesmas alegações do PT para impetrar, no sábado, seis representações contra o partido do candidato Ângelo Vanhoni. A argumentação é a de que o PT não está usando por extenso o nome da coligação na pintura de muros, na impressão de cartazes e panfletos e em outros materiais da campanha.
A Justiça Eleitoral deve se pronunciar nos próximos dias sobre as alegações do PFL. Se acatar os argumentos, o PT também terá de tomar providências determinadas, no prazo previsto.


