José Borba é novo líder do PMDB na Câmara
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de janeiro de 2004
Reportagem Local 
Brasília A bancada do PMDB na Câmara elegeu ontem de manhã o deputado José Borba (PR) como novo líder. Ele substitui o deputado Eunício Oliveira (CE), que assumiu o Ministério das Comunicações. A eleição de Borba, por sugestão do presidente nacional do partido, Michel Temer, e de Eunício, foi eleito por aclamação. ''Não é fácil substituir o Eunício na liderança do PMDB, depois do trabalho que ele fez, submetendo-se inclusive a testes de fogo durante a votação das reformas'', afirmou Borba.
Segundo o deputado, porém, a disposição de pleitear a liderança aumentou na medida em que seu nome foi encontrando receptividade cada vez maior. ''A democracia é o espaço da divergência. No PMDB, vamos respeitar as opiniões diferentes, buscando a união nos pontos que temos em comum, sendo o maior deles a bandeira de um partido cada vez mais forte'', destacou.
Borba lembrou o apoio fechado de toda a bancada do Paraná, inclusive do governador Roberto Requião. Ele afirmou que pretende dar sequência ao trabalho de Eunício, frisando que o PMDB, com 78 deputados federais a segunda maior bancada na Câmara Federal, perdendo apenas para o PT, e maior bancada no Senado deve ter participação cada vez mais ativa no governo do presidente Luis Inacio Lula da Silva.
O parlamentar lembrou que a eleição por aclamação mostra a unidade do partido. ''Ela também aumenta a minha responsabilidade na liderança.''
Eunício despediu-se do cargo reforçando a importância da unidade da bancada e a responsabilidade com que o partido atuou na aprovação das reformas constitucionais, incluindo aqueles que eram contra, que acompanharam a orientação da liderança.
Principal articulador do nome de Borba para sua sucessão, Eunício viu na tranquilidade do pleito uma avaliação positiva ao trabalho que desenvolveu. ''Tenho certeza de que o meu sucessor, como eu, será um escravo da vontade majoritária do PMDB'', frisou o ministro.
Temer destacou a unanimidade em torno do nome de Borba. Ele desejou sucesso ao novo líder, frisando que tem sido natural o embate de idéias divergentes dentro do partido. ''O PMDB é um partido multifacetado, com lideranças regionais fortes capazes de divergir, mas também de convergir, a exemplo do que ocorreu com o nome de José Borba e do próprio Eunício de Oliveira para compor o ministério do presidente Lula'', salientou. Ex-ministros, senadores, deputados e prefeitos acompanharam a solenidade.
Borba nasceu em Mandaguari (Norte do Paraná), mas foi na cidade vizinha, Jandaia do Sul, que iniciou na vida pública. Primeiro como vereador e presidente da Câmara, depois como prefeito, de 1989 a 1992. Na sequência, foi chefe de gabinete do senador e ministro da Agricultura José Eduardo de Andrade Vieira. Borba exerce o terceiro mandato como deputado federal e, há sete anos consecutivos, é coordenador da bancada federal do Paraná, composta por 30 deputados.
Na Câmara, Borba faz parte da CPI do Banestado, que apura responsabilidade sobre a evasão de divisas do Brasil para paraísos fiscais, além da CPI dos Combustíveis e da Comissão de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minoria. O deputado também é membro titular da Comissão Mista do Orçamento. Para o Orçamento de 2004, foi relator na área temática de infra-estrutura. (Com agências)


