O governador do Ceará, Tasso Jereissati (PSDB), afirmou ontem, em entrevista à Agência Nordeste, que não é ‘‘tão maquiavélico’’ para celebrar um acordo com ex-ministro da Fazenda Ciro Gomes, para um dos dois deixar de ser candidato à sucessão do presidente Fernando Henrique Cardoso. ‘‘Vocês acham que a gente é racional demais. Não somos tão racionais, nem tão maquiavélicos assim’’, ressaltou. ‘‘Se fôssemos inteligentes e espertos assim, muitas coisas não aconteceriam. Não há acordo nenhum sobre a sucessão presidencial com Ciro’’, garantiu.
Jereissati revelou que, além da revisão que fará nas pontes de safena, a viagem amanhã aos Estados Unidos servirá para participar de um encontro num importante conselho norte-americano. Ele deve ficar lá até sábado, quando acontece a posse do presidente eleito George W. Bush.
Jereissati disse que, apesar de Ciro Gomes estar nos Estados Unidos fazendo um curso de férias, não existe nenhum encontro marcado entre os dois. ‘‘Se eu encontrar com o Ciro lá, ótimo’’, afirmou. Para Jereissati, até agora, não há nenhuma candidatura ‘‘nem firmada nem formada’’.
‘‘Existe, sim, toda uma discussão’’, observou. É exatamente em cima dessa discussão que Jereissati revelou que, na volta dos Estados Unidos, se reunirá novamente com o governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), que defende o nome dele à sucessão de Fernando Henrique.
‘‘Ficamos de ter uma nova conversa, mais política, mais profunda, tão logo eu volte dos Estados Unidos e assim que ele terminar seu tratamento’’, ressaltou.

mockup