O deputado federal José Janene (PPB) entrou ontem com uma nova ação contra o Ministério Público (MP) de Londrina. Na ação, o deputado solicita uma liminar proibindo os promotores de dar declarações à imprensa quando seu nome estiver envolvido nas investigações de desvio de dinheiro da Prefeitura de Londrina e nas ações civis públicas ajuizadas.
Janene teve os bens bloqueados e os sigilos quebrados em cinco ações ajuizadas pelo MP, pois foi citado como beneficiário dos desvios.
Segundo o advogado do deputado, Adolfo Góis, essa ação é embasada em declarações do promotor Cláudio Esteves, veiculadas na imprensa na semana passada, em que teria dito que o deputado não estaria envolvido nas fraudes realizadas em planilhas de capina e roçagem da empresa Tâmara.
‘‘Quarenta dias antes de afirmar isso, o promotor ajuizou uma ação na 9ª Vara Civil, em que imputa ao deputado lesão ao erário público e dilapidação por ter se conluiado com a Tâmara. Então para evitar essas contradições, pedimos que o juiz notifique os membros do MP para que se abstenham de dar qualquer declaração à imprensa a respeito de José Janene no que se refere às ações civis e casos de desvio de dinheiro’’, justificou Góis.
A promotora Solange Vicentin disse confiar no Judiciário. ‘‘Me parece que ele está querendo impedir a publicidade dos atos oficiais do MP e que a sociedade saiba o trabalho que a gente desenvolve. Nunca fizemos afirmações que não fossem embasadas em fatos já interpostos na Justiça’’, afirmou.

mockup