Se no Nordeste o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manteve sua fortaleza eleitoral e no Sudoeste conseguiu votação expressiva, a região Sul do País reforçou a tendência bolsonarista, principalmente o Paraná. No primeiro turno deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado nas urnas, havia sido o mais votado em seis a cada dez cidades paranaenses, enquanto no segundo turno ficou na frente em sete a cada dez. Bolsonaro somou mais apoio em 286 municípios.

image description
image description | Foto: Gustavo Pereira Padial

Do outro lado, Lula, que havia vencido em 140 cidades paranaenses no começo de outubro, terminou o segundo turno como melhor em 113 localidades, ou seja, 27 a menos em quase um mês de campanha final.

LEIA TAMBÉM: Darci Piana e Marcelo Belinati criticam bloqueios: 'lamentável'

Na Região Metropolitana de Londrina, Porecatu “virou a casaca” entre um turno e outro. No primeiro, a cidade de cerca de 12 mil habitantes na divisa com São Paulo havia registrado 47,58% dos votos para o presidente eleito e 44,89% para o atual chefe do Executivo federal. Já no último dia 30 foi 51,63% para Bolsonaro e 48,37% para Lula. Centenário do Sul, Florestópolis e Lupionópolis foram os únicos municípios da região que votaram mais em Lula no primeiro turno e mantiveram o posicionamento no segundo.

No Norte Pioneiro, várias cidades também mudaram de lado. É o caso de Jacarezinho, que no domingo passado deu 51,91% dos votos para Bolsonaro e 48,09% para Lula. Em dois de outubro a votação havia ficado 47,33% para o presidente eleito e 46,31% para Bolsonaro. Cidades vizinhas, Siqueira Campos e Barra do Jacaré seguiram o mesmo caminho.

No Sudeste paranaense, São João do Triunfo, Fernandes Pinheiro e Antonio Olinto foram de Lula no primeiro turno, mas no segundo apenas São João do Triunfo continuou dando vantagem para o candidato petista. No Paraná, Bolsonaro teve 62,40% dos votos no segundo turno, contra 62,40% do primeiro. Lula também avançou, porém, numa proporção menor. Passou de 35,99% para 37,60%. Em números totais, o atual presidente contabilizou 1.652.738 votos a mais do que o adversário.

O governador Ratinho Junior (PSD) apoiou Jair Bolsonaro durante toda a campanha, com maior ênfase no segundo turno, quando chegou a fazer encontro com cerca de 100 prefeitos em Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) para pedir votos ao candidato do Partido Liberal. O vice-governador, Darci Piana (PSD), fez o mesmo, assim como diversos deputados eleitos.

MAIS BOLSONARISTA E LULISTA

O que não mudou ao final das eleições foi o título de cidade mais bolsonarista e lulista do Paraná. Nova Santa Rosa (Sudoeste) segue sendo a que mais votou em Bolsonaro, proporcionalmente. No primeiro turno foi 82,10% x 14,84%, contra 85,72% x 14,28%, no segundo. Lula perdeu 24 votos.

Por outro lado, o petista recebeu mais 41 votos em Pinhal de São Bento, que votou em peso no presidente eleito. Foi 70,18% x 25,04%, no primeiro turno, e 71,77% x 28,23%, no segundo.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.