Itaipulândia tem recorde de pedidos de impugnação
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 31 de julho de 2000
Emerson Dias De Foz do Iguaçu 
A Justiça Eleitoral de Itaipulândia (75 quilômetros ao norte de Foz do Iguaçu) recebeu 25 pedidos de impugnação contra candidatos a vereador. O município, com apenas 7 mil habitantes, foi o que registrou o maior número de solicitações entre os 16 municípios do extremo-oeste do Estado.
Os motivos para tantos pedidos, segundo o promotor Eleitoral Haroldo Nogiri, são irregularidades nas coligações partidárias e na desincompatibilização fora do prazo previsto pela Código Eleitoral. Ainda estamos avaliando as solicitações, que se referem a praticamente um terço dos 73 candidatos inscritos. É um número bastante expressivo para somente 4.210 eleitores, disse Nogiri, comparando com outras cidades vizinhas. Em Foz do Iguaçu, onde existem 169 mil eleitores, foram registrados pedidos de impugnação contra apenas três dos 375 candidatos.
O promotor responsável ainda pela Comarca de São Miguel do Iguaçu, onde foi indeferido a candidatura de oito ex-vereadores (veja reportagem nesta página) destacou que entre todos os pedidos de Itaipulândia, somente um recebeu parecer favorável do Ministério Público. Existe um policial civil não concursado, que não se desvinculou do cargo. A lei deixa claro que mesmo não sendo funcionário público de direito, exerce a função de fato.
Outros casos seriam apenas desavenças políticas entre as coligações. Nogiri citou como exemplo um grupo oposicionista que pediu a impugnação de diversos candidatos que tiveram os números definidos depois da convenção do partido. É natural haver um interesse tão grande no Legislativo de Itaipulândia, já que é uma das cidades que mais recebem royalties da usina, disse o promotor, referindo-se ao valor médio de US$ 900 mil (cerca de R$ 1,75 milhão), repassado todos os meses pela Itaipu Binacional.


