Itaipu tem dois novos diretores
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de abril de 1997
Sucursal de Curitiba 
O diretor-geral da parte brasileira da Itaipu Binacional, Euclides Scalco, empossou ontem, sem alarde, dois novos diretores da empresa que administra a maior hidrelétrica do mundo. O ex-prefeito de Santa Terezinha do Iguaçu e ex-presidente da Associação dos Municípios Lindeiros José Luiz Dias assumiu a direção de Coordenação, no lugar de Brazílio de Araújo Neto. O advogado João Bonifácio Cabral Júnior passa a responder pela diretoria jurídica da Itaipu. Cabral substitui Luiz Viel, que pediu exoneração por razões de saúde.
Apesar de ter atuado na assessoria do então governador Roberto Requião (PMDB), João Bonifácio Cabral foi escolha pessoal de Scalco para o primeiro escalão de Itaipu. O advogado atuou no governo Richa como presidente do extinto Instituto de Terras e Cartografia (ITC) quando o próprio Scalco foi chefe da Casa Civil e, antes disso, Secretário da Reforma Agrária. Cabral assume no lugar de Viel, que também era escolha pessoal do diretor-geral de Itaipu.
Brazílio de Araújo Neto foi exonerado por um decreto do presidente Fernando Henrique Cardoso, publicado no Diário Oficial da União do último dia 24. A queda, admite a Itaipu, foi política. O deputado federal Werner Wanderer (PFL) articulou diretamente com o ministro das Minas e Energias, Raimundo Brito (também PFL), a substituição do diretor de Coordenação de Itaipu, cargo ocupado por Araújo Neto. O diretor exonerado vinha de uma atuação na presidência do Incra.


