Investigado, Lindomar pede demissão da Fazenda
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de setembro de 2012
Edson Ferreira <br> Reportagem Local 
Depois de um mês no cargo na gestão Joaquim Ribeiro (PSC), o secretário municipal de Fazenda, Lindomar dos Santos, que também acumulava o Planejamento, pediu demissão ontem. Ele, que responde ação por improbidade administrativa referente a sua passagem em 2009, pela presidência da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), já havia cogitado deixar o cargo na semana passada depois de ter o seu nome envolvido no inquérito criminal que apura irregularidades na compra por ''carona'' dos uniformes escolares.
Conforme investigação em andamento no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Lindomar teria recebido R$ 150 mil de Marcos Divino Ramos, que está preso, e é dono da empresa G8. A empresa teve pagamentos retidos pela prefeitura. A acusação é feita pela ex-secretária de Educação Karin Sabec. Segundo ela, a administração atrasava pagamentos com o objetivo de aumentar a propina. Por meio de nota encaminhada pelo Núcleo de Comunicação da prefeitura ontem, Santos explicou que ''sua decisão tem como objetivo principal deixar a atual administração mais confortável e também imprimir o máximo de transparência ao processo de investigação no qual foi citado''.
Lindomar não atendeu o telefone para comentar a sua saída, mas quando falou com a imprensa na sexta-feira para rebater a denúncia, disse que a retenção do pagamento à empresa durou dois meses, porém, negou que houvesse corrupção. ''Jamais vi essa pessoa'', afirmou, referindo-se a Ramos.
A suspensão do pagamento, explicou, se deu no começo de fevereiro do ano passado porque havia ''comentários'' sobre a falta de qualidade dos uniformes. Disse ter encaminhado o procedimento de volta para as secretarias de Educação e Gestão Pública e somente pagou em abril, quando todos os atos foram convalidados pelos responsáveis.
Ainda como secretário, Lindomar prestou depoimento ao delegado do Gaeco, Alan Flore, e na ocasião afirmou ter disponibilizado seus sigilos fiscal, bancário e telefônico. Segundo o delegado, o depoimento foi ''altamente produtivo''. ''Não podemos fazer juízo de valor, até porque a secretária disse que esta foi uma informação que chegou a ela por um dos empresários'', disse Flore.
O prefeito Joaquim Ribeiro atendeu a reportagem da FOLHA ontem logo depois de receber a carta manuscrita de Lindomar. ''É uma carta triste e ele menciona a necessidade de manter a transparência'', comentou. ''Somos amigos de 30 anos, mas aceitei a exoneração dele. Ele fez um trabalho excepcional e deixou as contas em ordem. Claro que tínhamos projetos juntos, mas infelizmente as coisas não ocorreram do jeito que a gente queria.'' Ribeiro disse ter convidado um servidor de carreira para assumir a Fazenda. (colaborou Loriane Comeli)


