As comissões parlamentares de inquérito em andamento no Congresso Nacional acuaram membros do governo Lula e do PT na semana passada. A CPI dos Correios apresentou o relatório parcial pedindo indiciamento do ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza por tráfico de influência, crime de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, crime eleitoral por uso de caixa dois e improbidade administrativa. Em 52 páginas, o relatório acusa Delúbio e Valério de desviarem recursos públicos para financiar o PT e integrantes da base aliada. Os deputados paranaenses Osmar Serraglio (PMDB) e Gustavo Fruet (PSDB) afirmam no relatório que é ‘‘uma farsa’’ a versão dos aliados do Palácio do Planalto de que os recursos recebidos pelo PT foram fruto de empréstimos de R$ 55 milhões feitos pelas empresas de Valério.
A base do governo Lula também perdeu ao tentar evitar a prorrogação dos trabalhos da CPI até abril do ano que vem. As investigações, portanto, vão avançar o ano eleitoral de 2006. Outra batalha o governo trava na CPI dos Bingos que ouviu pela quarta vez o advogado Rogério Buratti, ex-assessor do ministro Antonio Palocci na prefeitura de Ribeirão Preto (SP). Buratti envolveu Palocci nos esquemas de arrecadação de fundos para o PT. No Senado, a oposição se mobiliza para convocar o ministro para depor e cobra explicações. O ministro queixou-se ao presidente dizendo que só virou alvo da oposição porque o objetivo é atingir a economia, hoje a única vitrine do governo, e, com isso, sepultar o plano petista de um segundo mandato para Lula.

Processo por meio do qual uma pessoa esconde a existência, a fonte ilegítima ou a aplicação ilegal do dinheiro e então disfarça ou transforma essa renda para fazer com que ela pareça legítima.

É a sigla para Comissão Parlamentar de Inquérito. Trata-se de uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo, que transforma a própria casa parlamentar em comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente. Tem origem remota na Inglaterra, durante o reinado de Eduardo II, no fim do Século XIV. Outros autores dizem que foram criadas pela primeira vez na Câmara dos Comuns no Século XVIII.

O Programa Folha Cidadania tem como objetivo criar o hábito de leitura entre os jovens.

mockup