Intervenção no PSDB ainda não está afastada
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 29 de junho de 2001
Maria Duarte De Curitiba 
A posse do deputado federal Luiz Carlos Hauly como novo presidente estadual do PSDB não afastou a possibilidade de intervenção no diretório paranaense. A executiva nacional não endossou a eleição de Hauly, que assumiu o comando com a renúncia do senador Alvaro Dias por enquanto no PSDB. A cúpula nacional reúne-se na próxima semana para decidir sobre a intervenção no Paraná.
A mudança foi a estratégia encontrada para, na prática, manter o comando nas mãos de Alvaro. Hauly tem bom trânsito em Brasília, além de ser aliado de Alvaro e do irmão Osmar, também senador. Ambos estão sendo expulsos do PSDB porque assinaram o requerimento de criação da CPI da Corrupção, para investigar o presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Ontem, Hauly esteve reunido com FHC buscando apoio para seu mandato que, em tese, dura até dezembro. Disse que a conversa foi proveitosa e não acredita em intervenção. No final da tarde, reuniu-se com a executiva estadual, em Curitiba.
Alvaro não anunciou oficialmente sua saída na quinta-feira, como havia prometido. Os irmãos Dias afirmam que só decidem em que sigla vão se alojar no mês de agosto. Alvaro é candidato declarado à sucessão do governador Jaime Lerner (PFL). Osmar não assume candidatura ao governo, mas conta com apoio nos bastidores. Os senadores paranaenses juram que não vão concorrer ao governo um contra o outro. Admitem a possibilidade de optarem por partidos diferentes. Mas garantem que o palanque será o mesmo.
Para amenizar o desconforto gerado com o convite feito pelo PMDB a Osmar, a bancada estadual ofereceu jantar a Alvaro, anteontem à noite. O saldo do encontro foi considerado bom pelos deputados. As conversas sinalizaram clima de união para as eleições. O PMDB já tem candidato à sucessão de Jaime Lerner (PFL): o senador Roberto Requião, presidente estadual do partido. Alvaro, que não parece inclinado a voltar ao PMDB e deve se alojar em um partido menor, para viabilizar com maior facilidade seu projeto político. Uma das alternativas é o PSB.


