‘‘Os coronéis não devem nunca esquecer que decisão superior é para ser cumprida e não se discute’’. A declaração é do secretário Gerson Guelmann, chefe de gabinete do governador Jaime Lerner, ao tomar conhecimento do manifesto assinado pelos coronéis Dirceu Hatshbach, Elpídio Artigas Filho e Elizeu Furquim.
Guelmann classificou a iniciativa de ‘‘absurda’’: ‘‘Isso não faz justiça ao tratamento que as corporações militares estão recebendo por parte do governador, inclusive do ponto de vista salarial’’, afirmou.
O secretário disse que o manifesto representa a opinião de apenas alguns militares da reserva. Apesar das informações de que o manifesto conta com o apoio extra-oficial do coronel Daniel Cesar Maingue, comandante-geral da PM, Guelmann garante que as críticas ‘‘não terão eco porque não representam o sentimento da tropa’’.
Guelmann afirmou que a substituição do coronel Honório Bortolini por Sérgio Tippa obedeceu a critérios administrativos. (S.W.)

mockup