Obras do aeroporto
O deputado estadual Tercilio Turini (PPS) encaminhou, por meio da Assembleia Legislativa do Paraná, um pedido de informações ao presidente da Infraero, Antonio Claret de Oliveira, sobre a demora na conclusão das obras de ampliação da pista, modernização do terminal de passageiros e instalação dos equipamentos para auxiliar pousos e decolagens no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina. Para Turini, a situação que se arrasta ano a ano, prejudicando a região de Londrina que perde competitividade por falta de infraestrutura adequada para receber investimentos empresariais, fortalecer o turismo de eventos e movimentar a economia.

Cadê o cronograma?
"A Prefeitura de Londrina e o governo do Paraná já desapropriaram a maior parte dos terrenos, praticamente desimpedindo entraves", ressalta o parlamentar, que solicitou o cronograma de conclusão das obras e demais melhorias. Turini questiona ainda se a Infraero dispõe de recursos para finalizar o plano de modernização.

Rezoneamento eleitoral
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira, e membros da bancada paranaense em Brasília entregaram ontem, ao presidente do TSE, Gilmar Mendes, o relatório com uma nova proposta de rezoneamento eleitoral. A ideia deles é que cerca de 380 zonas em todo o País sejam extintas, 30% a mais do que era a expectativa inicial do TSE (70 milhões). No Paraná, 16 zonas devem deixar de existir, ficando o Estado com 190. Xisto Pereira vai conceder uma coletiva de imprensa hoje, em Curitiba, para contar como foi o encontro e explicar a medida.

Bolsonaro 'ovacionado'
O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi alvo de ovada de uma manifestante durante caminhada na região central de Ribeirão Preto (SP) na tarde dessa quinta-feira (17). A ovada atingiu o lado esquerdo do tronco do deputado, que foi imediatamente cercado por assessores e apoiadores. A manifestante foi contida por policiais e levada à delegacia para prestar depoimento. "Você não é bem aceito", gritava a mulher que o atingiu com o ovo, ainda não identificada.
O político daria uma palestra à noite na cidade paulista.

'Mito'
Antes da ovada, Bolsonaro esteve em órgãos de comunicação da cidade concedendo entrevistas. O polêmico deputado desembarcou no aeroporto Leite Lopes, de Ribeirão Preto às 10h45, e foi recebido aos gritos de "mito", antes de discursar, em cima da caçamba de um veículo.

Pena aumentada
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, segunda instância da Operação Lava Jato, em Curitiba, aumentou as penas para os executivos da Mendes Júnior. Em julgamento da apelação criminal na quarta-feira (16), a 8ª Turma confirmou a condenação dada pelo juiz Sérgio Moro e aumentou as penas. O ex-presidente da empresa Sérgio Cunha Mendes, um dos donos da empreiteira, teve sua pena elevada de 19 anos e 4 meses para 27 anos e 2 meses.
Executivos da construtora tentam um acordo de delação premiada com a Lava Jato, sem sucesso. Na ação que envolve os executivos da construtora, eles são acusados de crimes de corrupção envolvendo contratos da Petrobras com a Mendes Júnior.