INFORME FOLHA
Alerta às prefeituras
Segundo comunicado da Confederação Nacional de Municípios (CNM), as prefeituras têm até o dia 31 de janeiro para concluir os balanços do exercício de 2010.
- Segundo informações da assessoria de imprensa, a CNM atendeu inúmeros gestores municipais com dúvidas em relação aos procedimentos a serem adotados para efetuar alguns lançamentos de fim do ano.
- Por esse motivo a CNM elaborou a nota técnica 16/2011 que vai auxiliar os gestores quanto aos procedimentos para elaboração da Contabilização das Transferências para o encerramento do ano.
- Para os interessados, a nota está disponível no site: www.cnm.org.br.
Justiça no futebol
O primeiro jogo de futebol no Paraná a contar com um posto do Juizado Especial será em 6 de fevereiro, partida entre Atlético e Paraná Clube. O desembargador Ivan Bortoleto, 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça, assinou convênio com o Clube Atlético Paranaense dispondo sobre o Juizado do Torcedor.
- Os torcedores detidos por envolvimento em atos de violência ou infrações criminais de menor potencial ofensivo serão levados à presença de um juiz, indiciados e processados.
Acessibilidade
O acesso ao piso superior onde está instalada a Câmara, na Rua 21 de Abril, ao lado da Praça Rafael Pivetta, é por meio de escadas, o que é uma dificuldade para deficientes, principalmente cadeirantes. Profissionais e empresas do setor de construção civil serão consultados para verificar o local e a melhor forma de implantar o elevador.
É tudo especulação
O governador Beto Richa (PSDB) não acredita que vá haver um bate-chapa nas eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. ''Acho que é mais especulação do que algo de concreto''.
- No entanto, ele disse estar em uma posição tranquila. ''Não vou me envolver nessa disputa da AL. Vou respeitar a independência, mas não vou ser hipócrita, tenho preferência que seja um aliado'', afirmou o governador
Interferência indireta
Beto admitiu já ter interferido indiretamente na eleição, quando convidou deputados que articulavam disputar a presidência da Assembleia para compor seu secretariado. No caso, Durval Amaral (DEM) e Luiz Cláudio Romanelli (PMDB).
- O governador também assumiu estar por dentro dos recentes murmúrios sobre a formação de uma nova chapa encabeçada pelo deputado Nelson Garcia (PSDB). ''Segunda-feira ele esteve comigo e disse que não ia disputar. Agora, se ele mudou de ideia de lá para cá, eu não falei mais com ele.''
Pressão
Sem citar nomes, o deputado Alexandre Curi (PMDB) confessou que vem sendo pressionado a fazer parte da tal segunda chapa que irá disputar os cargos da Mesa com o deputado Valdir Rossoni (PSDB). ''Eu já dei minha palavra de que vou apoiar o Rossoni e não volto atrás.'' Mas corre a boca pequena que, se aceitasse entrar na chapa nova, Curi garantiria a vitória.
Responsabilidades
O candidato a próximo presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, tem levantado a bandeira da reestruturação na Casa como forma de ganhar apoio da sociedade. Mas o fato é que na atual gestão do Legislativo, que enfrentou uma série de escândalos, Rossoni não tem um papel meramente coadjuvante. No comando de Nelson Justus (DEM), Rossoni ocupa a segunda secretaria da Mesa, cadeira que também é responsável por parte dos atos administrativos da Casa.
Perguntinha
Se as chuvas de verão e as enchentes, bem como as consequentes tragédias, não são novidade, por que as autoridades não agem com rigor para evitar que elas acontecem?





