O passado...
A lista de candidatos do Paraná à Assembleia Legislativa tem alguns detalhes interessantes ao eleitor londrinense: para deputado estadual, por exemplo, concorrem entre si - ainda que em coligações diferentes - os ex-prefeitos das quatro últimas gestões seguidas no Executivo local: Nedson Micheleti (PT), Antonio Belinati (PP) e Luiz Eduardo Cheida (PMDB).
- De volta à cena política desde que deixou o posto de vice-governadora, ao lado de Jaime Lerner (PSB), quem também tenta uma vaga à Assembleia é a ex-mulher de Belinati, Emilia Belinati (PSB).

... e o presente
Na mesma chapa, também, figuram personagens que já estiveram em lados bastante opostos na política local, como o próprio Belinati e o advogado Claudemir Molina (PSDB), um dos integrantes do ''Movimento pela Moralidade'' que, há 10 anos, defendeu a cassação do então prefeito.

Arena Copel
A Assembleia Legislativa realiza na próxima terça-feira uma audiência pública para discutir o investimento de R$ 40 milhões de verba de publicidade da Copel no estádio do Atlético. A proposta, do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), tenta resolver o impasse em torno da conclusão da obra.
- ''O Atlético não tem cerca de R$ 80 milhões necessários para a construção. Essa seria uma forma da Copel investir em publicidade e contribuir para que Curitiba tenha um estádio para a Copa de 2014'', defende.
- Com o aporte, explica Romanelli, a estatal teria o direito de nomear o estádio Arena Copel.

Plano B
O presidente do PSDB, deputado Valdir Rossoni, negou que a chapa registrada pela coligação liderada pelo partido tenha sido um ''plano B''. ''Esse era nosso Plano A. Havia sim a expectativa que o senador Osmar Dias (PDT) viesse integrar nossa chapa, mas porque ele mesmo havia confirmado isso diversas vezes'', afirmou.
- Rossoni também disse que o PSDB do Paraná trabalhou pela indicação do senador Alvaro Dias como vice de José Serra ''inclusive por pedido do Osmar''.

Defensoria Pública
Foi aprovado ontem na Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011. Também foram aceitas 16 das 19 emendas apresentadas. O principal destaque, diz o deputado Douglas Fabrício (PPS), é a destinação de 0,24% da receita do Estado para a Defensoria Pública. Esses recursos vão permitir a implantação do órgão. Também foi aprovada o aumento de 0,5% da destinação de verba do Estado para o Tribunal de Justiça.

Proposta indecente
Anteontem, em Curitiba, José Serra (PSDB) estava todo elogios a Fernanda Richa, mulher de Beto Richa e ex-presidente da Fundação de Ação Social (FAS) de Curitiba. Primeiro ele pediu votos para o candidato tucano ao governo do Paraná dizendo que, ao votar nele, o eleitor estava também votando na Fernanda, ''uma líder na atuação social''.
- Em seguida, Serra disse que, caso eleito presidente, pretende roubá-la e levar para o seu governo, em Brasília. ''Não seja machista, Beto'', brincou ele.

Comédia
Foi aprovado na Assembleia Legislativa um projeto de lei que concede ao humorista Diogo Portugal o título de cidadão benemérito do Estado. A iniciativa é do deputado Fábio Camargo (PTB). Portugal é conhecido pelos quadros humorísticos que apresenta na televisão e pelos shows de humor stand-up que realiza em todo o país.
- Só se espera que com o título ele não abdique de fazer humor com figuras da política local.

Perguntinha
Foi negligência ou pressa a falta de detalhes no registro das propostas de governo de Serra e Dilma apresentadas à Justiça Eleitoral?

mockup