INFORME FOLHA
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
A mãe ronda
E a fiscalização ''preventiva'' da Prefeitura de Londrina continua, incansável: ontem, informativo da assessoria divulgou os detalhes de horário e local do radar móvel aplicado por agentes da CMTU, a partir das 16h30 - dessa vez na Zona Oeste da cidade -, com horário e local também para fiscalização de hoje.
Eu tenho um plano!
Tão curioso quanto o ''zelo'', em si, da divulgação, é o material oficial destacar que os pontos escolhidos são ''estratégicos''. Para qual estratégia?
O velho e o moço
Inaugurações na Zona Norte, anúncios de benfeitorias na Zona Norte, estudos de projetos para a Zona Norte - por acaso ou não, reduto eleitoral importantíssimo de Londrina. Tudo isso, misturado a um leque de atitudes cada vez mais enfadonhamente personalistas. Alguém aí já viu esse filme pé vermelho?
Seo Madruga
A partir do dia 19, os londrinenses que quiseram fazer alguma reivindicação ao prefeito terão que acordar cedo. Ontem, o prefeito Barbosa Neto (PDT) anunciou que reservará as terças-feiras para atender a população das 6h da manhã ao meio-dia.
- O atendimento será pela ordem de chegada. Cada pessoa terá até 5 minutos para conversar com Barbosa Neto. A agenda também pode ser marcada pelo telefone 3372-4512, no gabinete.
UPA
O secretário de Saúde de Londrina, Agajan Der Bedrossian, anunciou ontem a liberação, pelo Ministério da Saúde, de recursos para a construção da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas. A UPA -um mini-hospital com 24 leitos - será construída na Avenida Arthur Thomas, na região oeste.
- Os recursos, cerca de R$ 12 milhões, devem ser liberados dentro de 15 dias.
Ouvidoria
Em tempo: de 2003 a novembro de 2009, a Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral do governo do Paraná somou 77.801 atendimentos à população, entre denúncias, reclamações, sugestões, outros. Em 2009, até novembro, foram 9.523 atendimentos, contra 10.868 de 2008.
Contra lei antifumo
As duas ações diretas de inconstitucionalidade que correm no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a lei antifumo do Paraná serão analisadas juntas. A tramitação conjunta foi decidida porque o objeto das duas ADIS é o mesmo. A primeira ADI foi protocolada em 2 de dezembro do ano passado pela Confederação Nacional do Turismo. A segunda entrou no STF dia 7 de dezembro último e é assinada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
- A lei estadual 16.239, conhecida como a lei antifumo, foi sancionada em 29 de setembro de 2009.
21 multas
O desrespeito à lei estadual antifumo resultou em multa a 21 estabelecimentos, todos da Regional de Saúde de Curitiba, que abrange 29 municípios. O número foi divulgado ontem pela Secretaria de Estado da Saúde. Foram realizadas oito mil inspeções em todo o Paraná. Foram 995 inspeções apenas na regional de Curitiba.
Aberta licitação
A Escola de Governo do Paraná publicou o edital de licitação para a contratação de serviços especializados em processos de capacitação voltados à administração pública. A data de entrega e abertura das propostas é dia 5 de fevereiro próximo.
Mínimo na pauta
O governo do Paraná rebateu ontem a manifestação dos empresários sobre os índices do reajuste do salário mínimo regional propostos pelo Executivo. Para a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que encabeça a reclamação, os índices propostos são ''irreais'', pois acima da inflação. Segundo o governo do Estado, a inflação não é o único parâmetro para um reajuste salarial ''justo''. O novo piso seguiria o crescimento da produção, sustenta o Estado.
- Os novos salários mínimos regionais, se aprovados pela Assembleia Legislativa do Estado, terão reajustes que variam de 9,5% a 21,5%.
Perguntinha
As medidas digamos mais populares adotadas nos últimos dias pelo prefeito Barbosa Neto não têm um jeito de dèja vú?